Nesta terça-feira (13), policiais militares que atuam no 5º Batalhão, recuperaram um veículo com restrições de furtou ou roubo, apreenderam munições e entorpecentes em Aracruz e municípios vizinhos. Os detidos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia (DP) da região.
Durante o patrulhamento do Grupo de Abordagens Táticas (GAT) nas ruas de Coqueiral de Aracruz, policiais identificaram um suspeito pilotando uma motocicleta em alta velocidade. Foi realizado um acompanhamento ao veículo até ser possível a abordagem em segurança. Nada de ilícito foi encontrado, porém, durante a abordagem, um cidadão informou a guarnição que havia sido roubado, momentos antes na entrada de Caieiras Velha. Informando ainda, que aquela motocicleta era de sua propriedade e que o suspeito abordado era o responsável pelo roubo. Desta forma, todos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Aracruz.
Poucas horas depois, os militares do GAT, na sede de Aracruz, suspeitaram de dois jovens que estavam transitando sobre uma motocicleta. Ao realizar a abordagem e ao consultar a placa no sistema, foi constatado que o veículo possuía restrição de furto ou roubo. O condutor foi encaminhado para a Delegacia de Polícia e o veículo foi guinchado para o pátio credenciado do Detran-ES.
Durante blitz de trânsito realizada pela guarnição do DPM de Praia Grande, em Fundão, um motociclista, juntamente com o carona, desobedeceram ao bloqueio policial, vindo a fugir. As guarnições fizeram o acompanhamento do veículo até o momento que este veio a se envolver em um acidente de trânsito, ao colidir com outro veículo. Foi prestado socorro imediato ao carona, enquanto o condutor fugiu em direção à praia. O local foi cercado e foi possível deter o condutor da motocicleta. Na revista pessoal, foram encontradas 10 munições intactas calibre 32 e três calibre 38. O condutor e as munições foram encaminhados para a Delegacia de Polícia.
No município de João Neiva, uma guarnição local, durante patrulhamento em locais de risco no município, realizou uma aproximação a um grupo de jovens e adolescentes suspeitos de estarem comercializando entorpecentes no bairro Crubixá, momento em que um deles dispensou no chão um embrulho. Ao realizar a abordagem, nada foi encontrado, porém ao verificar o embrulho dispensado, foi constatado que havia em seu interior 29 pedras de crack e sete buchas de maconha. O material foi apreendido e os suspeitos detidos
Segundo o comandante do 5º Batalhão, tenente-coronel Alessandro Oliveira Lube, os trabalhos de presença policial em locais de risco, as operações de blitz de trânsito e abordagens têm feito parte da rotina diária das ações policiais no 5°BPM, tendo sempre o objetivo de oferecer maior segurança à população, resposta aos crimes cometidos e enfraquecimento das facções criminosas.
"Para que estas ações sejam realizadas com eficiência, um diagnóstico tem sido feito a partir de informações oriundas do Disque Denúncia e outros canais de registro de ocorrências, apontando as áreas com necessidade de maior atuação policial". Concluiu o comandante.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573