Com a chegada do Natal, o movimento no comércio aumenta significativamente. Para garantir mais segurança aos consumidores durante as compras, a Polícia Militar reforça o policiamento em vários pontos da Região Metropolitana da Grande Vitória a partir desta quinta-feira (20).
Além do policiamento operacional diário, militares do setor administrativo também estarão nas ruas. O reforço de 150 alunos soldados e oficiais em treinamento no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Polícia Militar estará presente nas ações.
Policiais da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), Batalhão de Missões Especiais (BME) e Regimento de Polícia Montada (RPMont) darão apoio às atividades operacionais de todos os batalhões. De acordo com o comandante de policiamento ostensivo metropolitano (CPOM), coronel Edmilson dos Santos, o reforço irá garantir mais segurança para quem sairá às compras.
“A presença policial será intensificada, principalmente nos centros com grande movimentação comercial, tais como Campo Grande, em Cariacica; Gloria, em Vila Velha; Centro de Vitória; Laranjeiras, na Serra, e Centro de Guarapari”, disse o comandante.
Dicas de segurança
Para auxiliar as ações preventivas da Polícia Militar, os consumidores também podem adotar algumas medidas para evitar ocorrências de roubo e furto. “Estaremos nas ruas para garantir a segurança da população, mas algumas atitudes podem prevenir crimes. O ideal é que o consumidor prefira fazer compras com o cartão de débito ou crédito e evite andar nas ruas sozinho e com grandes quantias em dinheiro”, alerta o coronel Edmilson.
Para os comerciantes, a recomendação é não guardar altas quantias em caixa e, nos bancos, também é importante proteger o dinheiro ou cheque na hora de efetuar depósito ou saques. Outra dica importante é evitar ir ao banco sozinho para depositar ou sacar altas quantias e sempre preferir obter ajuda de funcionários do banco.
É preciso ter cuidado com objetos pessoais no momento das compras, como não deixar bolsa, carteira ou objetos em locais que possam ser roubados. Em restaurantes, lojas e cinemas, evite mostrar o dinheiro. “Se mesmo com essas precauções uma ocorrência for inevitável, pedimos que a polícia seja acionada o mais rápido possível pelo 190. Dessa forma, aumentamos a chance de deter o criminoso”, alerta o coronel.
Confira algumas dicas de segurança que podem ajudar a prevenir crimes:
Aos comerciantes:
- Não mantenha valores altos em seus estabelecimentos.
- Evite deixar no estabelecimento apenas um funcionário, pois enquanto um cidadão infrator desvia a atenção o outro furta as mercadorias e o dinheiro.
- Instale alarme e câmeras no estabelecimento.
- Os comerciantes devem verificar o preenchimento correto do cheque – valor em algarismo e por extenso (reais) e data da emissão (dia, mês e ano).
No carro:
- Ao sair do veículo, levante os vidros, tranques as portas e porta malas, mesmo que seja por um minuto apenas.
- Procure deixar seu carro em estacionamento vigiado e de segurança.
- Quando estacionar na rua, deixe o seu carro em local visível e iluminado.
- Utilize alarme e/ou travas no veículo, principalmente aquelas visíveis.
- Ao parar no semáforo, certifique-se de que não há indivíduos suspeitos nas imediações. Não se aproxime deles.
Caso o cidadão necessite dos serviços de denúncia e segurança, seguem abaixo alguns telefones úteis:
Polícia Militar: 190
Corpo de Bombeiros: 193
Disk Denúncia: 181
Guarda Municipal: 153
Procon: 3155 – 5276
Vigilância Sanitária: 3155 – 5920
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com