Por orientação do secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, todo o efetivo da Polícia Militar do Espírito Santo tem atuado ostensivamente, principalmente na Grande Vitória, com o objetivo de diminuir os índices de homicídios, além de prevenir outros crimes e aumentar a sensação de segurança da população.
No último final de semana, entre os dias 08 e 10, foram realizadas 3.716 abordagens em todo o Estado, envolvendo 1.233 pessoas e 2.483 veículos. As operações garantiram a remoção de 101 veículos irregulares, a detenção de 10 pessoas, confecção de 404 autos de infração de trânsito e apreensão de 62 carteiras de habilitação. Uma arma de fogo foi apreendida, além de 44 frascos de loló e uma bucha de maconha.
Somente na Grande Vitória, foi realizado um cerco tático que abordou 829 veículos, entre motos, táxis, ônibus e carros, para a verificação de documentos. Militares da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) e Batalhão de Missões Especiais (BME) apoiaram as ações.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Ronalt Willian de Oliveira, explica que a estratégia faz parte da gestão policial voltada para a obtenção de resultados. “Nossa meta é diminuir os crimes contra a vida e reforçar ações policiais em todo o Estado para prevenir e reprimir qualquer tipo de ação criminosa. A apreensão de armas também é uma meta da Corporação, já que muitos crimes são cometidos com o uso de armas de fogo. Este ano, nos meses de janeiro e fevereiro, as apreensões de armas já representam 5% a mais que no mesmo período de 2012 graças ao trabalho intensificado das polícias”, disse.
Mais policiais nas ruas
Além da intensificação das operações de abordagem na Região Metropolitana, a partir desta segunda-feira (11), 365 novos policiais militares passam a atuar ostensivamente nas ruas dos bairros da Grande Vitória. Os novos PMs farão patrulhamento a pé para inibir ocorrências de crimes contra o patrimônio e contra pessoas em vias públicas. Operações planejadas continuarão em todo o Estado com o intuito de diminuir os índices de criminalidade.
A orientação de reforço nas ações das polícias para inibir o crime vem sendo conduzida pelo secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia.
Em breve, mais 1.100 policiais integrarão o efetivo da Policia Militar. No mês de dezembro de 2012, o Governo lançou o edital do concurso público com a oferta das vagas. A lista dos candidatos aprovados na prova objetiva foi divulgada este mês. Os candidatos ainda terão que ser submetidos às provas de avaliação física e psicológica. A previsão é iniciar o curso de formação dos novos soldados combatentes ainda este ano.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com