Governo do Estado do Espírito Santo
30/08/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h19

PM realiza formatura de novos instrutores do Proerd em Nova Venécia

Ocorreu nessa sexta-feira (30), na cidade de Nova Venécia, região Noroeste do Estado, a formatura do XVll curso de instrutores do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). 30 novos instrutores foram capacitados para aplicar os currículos da educação infantil, 5º e 7º anos, nas escolas públicas e privadas da região Norte e Noroeste.

A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu no Cerimonial D’ Vinézia. O curso teve início no dia 19 de agosto e foi realizado na Faculdade Multivix, das 08 às 17 horas, com carga horária de 90 horas/aula.

De acordo com o Coordenador Estadual do Proerd , tenente-coronel Miranda, dos 36 anos matriculados, 30 foram aprovados e receberam o certificado de conclusão de curso nesta sexta-feira. Eles são militares estaduais pertencentes aos 2º, 11º, 12º e 13 batalhões além do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

O evento contou a presença do prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana, da Vereadora Gleiciaria Bergamin, do Presidente Internacional do Rotary Club Silmar Barbosa Neres, do proprietário do Cerimonial D’ Vinézia Marcos Sebim, além do comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Rogério Maciel Barcellos e do Coordenador Estadual do Proerd, tenente-coronel Jailson Miranda.

O curso foi promovido pela Polícia Militar, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Interativa e Coordenação Estadual do Proerd. Dentre as disciplinas estão: propósitos e visão geral do Proerd; instruções educacionais e técnicas de facilitação; curso básico do Proerd para alunos do 5º e 7º anos; avaliação prática das aulas do programa e avaliação final, que consiste na prática nas escolas.

O tenente-coronel Rogério destacou os esforços do Governo do Estado em ampliar o Proerd, por meio do Programa “Estado Presente”, que concentra ações de cidadania, educação, cultura e lazer, paralelamente a preservação e repressão a violência e a criminalidade. Além disso fez uma breve retrospectiva da problemática da droga na atualidade, dizendo que a repressão policial não é a melhor alternativa para coibir esse mal. Finalizou agradecendo aos coordenadores e professores do curso, e parabenizando os novos instrutores, lembrando que eles tem um compromisso com a Polícia Militar e em especial com a sociedade capixaba.

Proerd

O Proerd é um programa essencialmente preventivo ao uso de drogas e a violência e têm como finalidade evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso de substâncias ou produtos capazes de causar dependência, despertando-lhes a consciência proativa.

Atualmente o programa é desenvolvido em outros países, incluindo o Brasil, onde vem sendo aplicado em todos os Estados da Federação.

O programa tem causado impacto social nas localidades onde é aplicado, fato constatado pela demanda cada vez maior desses grupos comunitários que solicitam o programa.

O Proerd aumentou a sua área de atuação na região Norte do Espírito Santo. A interiorização do programa tem gerado boas expectativas e respostas positivas.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social em conjunto com a Polícia Militar do Espírito Santo, busca expandir e consolidar o Proerd, solidificando a cada ano as ações voltadas à prevenção às drogas e à violência no Estado, disse o tenente-coronel Miranda.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard