22/10/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h29

PM participou com stande do Proerd no Movimento Vila Cidadã em Vila Velha neste sábado (22)

Moradores do Bairro Vale Encantado, em Vila Velha, participaram neste sábado (22) do Movimento Vila Cidadã, organizado pela Prefeitura com o apoio da Polícia Militar. A ação social será realizada das 8 às 16 horas. Um stande do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi montado no evento.

Os instrutores do projeto Proerd Presente, que atuam no 4º Batalhão, proporcionaram às crianças oficinas de pintura, teatro de fantoche e oficina de confecção de caixas. O Proerd foi apresentado a todas as pessoas que participaram do evento e que visitaram o stande.

Durante o dia, a comunidade recebeu informações sobre projetos e programas municipais, teve atendimento médico, corte de cabelo, dente outras atrações para as crianças. E para as mulheres um presente especial: a Secretaria de Saúde lançou a Rede de Atenção a Saúde da Mulher e da Criança, o “Vila Velha Mulher”. Além das atividades, o dia foi marcado com “A Caminhada pela Vida - contra o câncer de mama e de colo de útero”.

Proerd

A Proerd faz parte do Programa Estado Presente, que é uma ação do Governo do Espírito Santo, em parceira com as prefeituras municipais e tem o objetivo de levar cidadania, segurança e opções para a melhoria de vida para os capixabas de 30 áreas de vulnerabilidade social.

No primeiro semestre de 2011 o Proerd atendeu 14.453 crianças e adolescentes de 224 escolas, em 34 municípios. Esse número de atendimentos representa 76% do total de alunos em todo o ano de 2010. A meta para 2011 é chegar a 35 mil alunos. Desde que o programa começou, em 2001, 143.796 crianças e adolescentes foram atendidos.

Além do curso oferecido para crianças e adolescentes, o programa disponibiliza palestras para familiares, escola e comunidade em geral com o objetivo de reforçar os fatores de proteção e prevenção. Este ano já foram realizadas 64 palestras para 10.380 pessoas. A meta é atingir 35 mil.

As comunidades e escolas públicas e particulares que quiserem participar do programa podem entrar em contato com a Unidade da Polícia Militar mais próxima, mandar um e-mail para proerd@pm.es.gov.br ou ligar para 3636-8723.

Vila Cidadã

O Movimento Vila Cidadã, de organização da Prefeitura de Vila Velha, é realizado uma vez por mês, em uma determinada região da cidade. Todas as secretarias municipais participam do evento.

O Vila Cidadã tem o objetivo de reduzir os índices de vulnerabilidade social nos bairros; promover a crescente mobilização e engajamento da população nas atividades de prevenção primária à violência; fortalecer a presença do poder público em áreas de vulnerabilidade social; e atender a população com serviços básicos que promovam a sua cidadania.

Assessoria de Comunicação da PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva