A Polícia Militar do Espírito Santo enviou representante para o Encontro Técnico Nacional de Coordenadores Estaduais de Polícia Comunitária, realizado em Alagoas entre os dias 12 e 13 de abril. O evento é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) sobre o Plano de Implantação e Acompanhamento de Programas sociais de Prevenção da Violência (PIAPS).
Na programação do evento serão apresentadas ações de polícia comunitária em 2011 e cronograma de cursos para 2012, experiências dos Estados participantes, proposta executiva da Política Nacional de Polícia Comunitária. Questões como capacitação, mobilização social e gestão institucional da polícia também serão discutidas.
O Espírito Santo trabalha com prevenção por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), há 11 anos, e da Banda Júnior da Polícia Militar, há 13 anos. Os projetos são voltados para crianças e adolescentes. A filosofia da Polícia Comunitária é aproximar a polícia da comunidade para que os problemas de segurança possam ser solucionados de forma conjunta, com o envolvimento cidadão.
O coordenador estadual de polícia comunitária do Espírito Santo, tenente coronel Jailson Mirada, que participa do evento, comentou que “ a importância de um evento como este é a troca de experiências e o esforço conjunto das polícias para melhorar a segurança de seus Estados de uma forma preventiva”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br