O 9º Batalhão da Polícia Militar iniciou a ‘Operação Natal’ nesta semana promovendo o reforço do policiamento em vários pontos da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Vargem Alta, Mimoso do Sul, Muqui e Atílio Vivacqua, devido ao aumento das vendas no comércio. A atuação dos policiais acompanhará o horário diferenciado do comércio, não será restrita à área central da cidade e atenderá também os pequenos centros comerciais dentro dos bairros onde a movimentação no comércio também aumenta nesta época do ano.
Além do efetivo operacional do Batalhão, os policiais que atuam na área administrativa irão às ruas reforçar a segurança. Segundo o tenente-Coronel Alessandro Marin, comandante do 9º Batalhão da PM, a partir desta quinta-feira (06), serão distribuídas pelos policiais cartilhas visando prevenir ocorrências, principalmente de crimes contra o patrimônio e a pessoa, na área de atuação da unidade.
“Pequenas atitudes podem colaborar com o trabalho preventivo da polícia e evitar a ação de criminosos. Estaremos nas ruas para proporcionar mais sensação de segurança à população local e, caso seja necessário, pedimos que a polícia seja acionada pelo 190, imediatamente ”, diz o comandante.
Dicas de segurança
Algumas dicas de segurança que compõem a cartilha elaborada pelo 9º Batalhão recomendam evitar ostentar e carregar objetos de valor, como joias, aparelhos eletrônicos, grandes quantias de dinheiro em lugares vazios.
Para os comerciantes, a recomendação é não guardar altas quantias em caixa e, nos bancos, também é importante proteger o dinheiro ou cheque na hora de efetuar depósito ou saques. Outra dica importante é evitar ir ao banco sozinho para depositar ou sacar altas quantias e sempre preferir obter ajuda de funcionários do banco.
Aos usuários de transporte coletivo, o melhor é evitar ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, especialmente à noite, e sentar-se próximo ao motorista caso o ônibus esteja com poucas pessoas.
Evite ir às compras sozinho e prefira pagar com cartão ou cheque. Não deixe a bolsa, carteira ou objetos comprados em locais que possam ser roubados. Em restaurantes, lojas e cinemas, evite mostrar o dinheiro.
Aos comerciantes, as dicas são:
- Não mantenha valores altos em seus estabelecimentos.
- Evite deixar no estabelecimento apenas um funcionário, pois enquanto um cidadão infrator desvia a atenção o outro furta as mercadorias e o dinheiro.
- Instale alarme e câmeras no estabelecimento.
- Os comerciantes devem verificar o preenchimento correto do cheque – valor em algarismo e por extenso (reais) e data da emissão (dia, mês e ano).
No carro:
- Ao sair do veículo, levante os vidros, tranques as portas e porta malas, mesmo que seja por um minuto apenas.
- Procure deixar seu carro em estacionamento vigiado e de segurança.
- Quando estacionar na rua deixe o seu carro em local visível e iluminado.
- Utilize alarme e/ou travas no veículo, principalmente aquelas visíveis.
- Ao parar no semáforo certifique-se de que não há indivíduos suspeitos nas imediações. Não se aproxime deles.
Caso o cidadão necessite dos serviços de denúncia e segurança, seguem abaixo alguns telefones úteis:
Polícia Militar: 190
Corpo de Bombeiros: 193
Disk Denúncia: 181
Guarda Municipal: 153
Procon: 3155 – 5276
Vigilância Sanitária: 3155 – 5920
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com