Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) realizaram operações que resultaram na apreensão de duas espingardas em Muqui, na apreensão de pássaros silvestres em Dores do Rio Preto e, no Norte do Estado, ainda flagrou atividades clandestinas em uma carvoaria. As ações foram registradas nesta segunda-feira (8).
Após o recebimento de informações, policiais da 4ª Companhia do BPMA realizaram patrulhamento na zona rural do município de Muqui, visando apurar denúncias, onde flagraram duas pessoas na posse irregular de arma de fogo, um com uma espingarda calibre 28 e duas munições, outro- com uma espingarda calibre 32-, também com duas munições, armas essas próprias para caça de animais silvestres.
Como os suspeitos não apresentaram registro das armas de fogo, ambos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia (DP) da região, onde foram autuados.
Na localidade de Córrego Monte Verde, zona rural de Dores do Rio Preto, os militares apreenderam com um homem de 38 anos, três trinca-ferros sem registros, uma armadilha para capturar tatu, duas armadilhas para capturar animais de grande porte, quatro gaiolas, sendo uma com armadilhas para captura de pássaros. O acusado foi conduzido para a DP local, juntamente com os materiais.
Atuação no Norte
Em atendimento a solicitação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) militares do BPMA estiveram no bairro Litorâneo, município de São Mateus, vistoriando uma carvoaria, com quatro fornos de carvão vegetal em pleno funcionamento.
Após averiguação, ficou constatado que a atividade na carvoaria estava funcionando sem o devido licenciamento do órgão competente, também sendo encontrados três pássaros silvestres em cativeiro, conhecidos por gaturamo, sem o devido registro.
O proprietário do empreendimento assumiu o compromisso de comparecer no Juizado Especial Criminal de São Mateus. Toda documentação produzida, incluindo relatório fotográfico, foi encaminhado ao escritório do Idaf para as providências administrativas, enquanto os pássaros foram encaminhados para a Floresta Nacional do Rio Preto, município de Conceição da Barra, onde serão avaliados para posterior reintrodução ao seu habitat natural.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573
E-mail: