A Polícia Militar, juntamente com o Conselho Municipal de Segurança Pública de São Gabriel da Palha, iniciou na última sexta-feira (27), a distribuição de 3.300 cartilhas com orientações para a prevenção da criminalidade no meio rural. Os policiais militares visitarão as famílias de propriedades do interior do município, no Norte do Estado, até o fim do mês de junho.
Além de reforçar o policiamento no campo, a ação busca coletar informações acerca dos problemas enfrentados pelas comunidades no que diz respeito à segurança pública. No entanto, o principal objetivo é orientar o homem do campo, apontando medidas preventivas que vão desestimular e até mesmo impedir a prática de diversos delitos.
De acordo com o comandante da 3ª Companhia do 2º BPM, capitão Manoel Gambarti Junior, os criminosos geralmente agem nos locais mais vulneráveis, onde as chances de sucesso são maiores. Assim, a adoção de algumas medidas simples, que estão descritas na cartilha, irão aumentar a segurança nas propriedades, evitando uma série de transtornos. O comandante também frisa a importância de auxiliar a polícia, procurando as autoridades para o registro do Boletim de Ocorrência, bem como prestando informações por meio de denúncias.
A entrega das cartilhas deverá acontecer até o final do mês de junho, período que coincide com a colheita do café conilon, atividade que atrai um grande número de pessoas de outras regiões, inclusive de outros Estados, o que contribui o para o aumento do número de infrações penais, em especial os furtos e os roubos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3224-5613 / 9961-0211 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br