Para proporcionar segurança aos foliões capixabas durante o Carnaval 2012, a Polícia Militar do Espírito Santo vai atuar de Norte a Sul do Estado com 5,2 mil policiais nas ruas distribuídos nos cinco dias de folia. A presença policial será mais intensa nos locais com programações festivas, principalmente, no litoral, onde haverá reforço, inclusive, com quadriciclos e cavalos nas praias.
Na Região Metropolitana da Grande Vitória o policiamento será de 4.600 policiais, sendo 240 em Guarapari, mais o reforço do Batalhão de Missões Especiais (BME), Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM), Regimento de Polícia Montada (RPMont) e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).
No Norte do Estado, o Comando de Polícia Ostensiva (CPO Norte) contará com 250 militares para atuar nos balneários com maior concentração de pessoas. Já o CPO Sul, terá 350 policiais.
Também estarão de prontidão durante o Carnaval policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPAmb).
O esquema de segurança vai contar ainda com o policiamento aéreo, realizado pelo Núcleo de Operações de Transporte Aéreo (Notaer). O helicóptero da PM atuará preventivamente nos balneários durante todos os dias do Carnaval, apoiando o policiamento terrestre e pronto para realizar salvamentos e resgates aéreos. A aeronave vai auxiliar também no monitoramento e nas operações de trânsito e no policiamento dos festejos de Carnaval.
“O policiamento será direcionado para os locais com maior aglomeração de pessoas e onde ocorrerão eventos de maior vulto, a fim de evitar que aconteçam situações que possam pôr em risco a segurança dos turistas. Também haverá um policiamento especifico realizado pelo BPTran no sentido de prevenir acidentes em rodovias estaduais e vias urbanas que serão efetuados em horários e locais de maior risco”, afirma o coronel Edmilson dos Santos, comandante do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM).
Segurança de Norte a Sul
No Norte do Estado, a Polícia Militar vai atuar, principalmente, as áreas com maior concentração de pessoas como Guriri (São Mateus), Conceição da Barra, Barra do Sahy (Aracruz), Pontal do Ipiranga (Linhares) e Praia Grande (Fundão), que a cada ano atraem um número maior de turistas. Aproximadamente, 250 militares farão a segurança local.
Já a região Sul contará com 350 policiais. Os balneários que receberão o reforço são: Presidente Kennedy (Marobá e Praia das Neves), Anchieta e Piúma (Sede/Iriri/Ubu/Castelhanos), Marataízes e Itapemirim (Itaoca e Itaipava).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br