O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou uma fiscalização no município de Apiacá nessa segunda-feira (15). Foram apreendidos onze pássaros silvestres nativos, que estavam em cativeiro sem autorização do Ibama, sendo que seis deles encontram-se na lista de animais em risco de extinção. Foram lavrados três boletins de ocorrência ambiental.
Após denúncia anônima, informando que haveria pássaros em cativeiro em propriedades no município de Apiacá, militares ambientais apreenderam dois coleiros, duas cigarrinhas, cinco catataus, um trinca ferro, um papagaio chauá, um alçapão e dez gaiolas de madeira na região indicada pelo denunciante.
Por se tratar de crime ambiental previsto no Art. 29 da Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), foram lavrados boletins de ocorrência, entregues à Unidade de Polícia Judiciária de Apiacá, onde quatro acusados responderão criminalmente.
A multa por manter pássaros em cativeiro sem licença é de R$ 500,00 por unidade, e no caso de espécie em vias de extinção, o valor chega a R$ 5.000,00 por pássaro, e a pena para este tipo de crime é de 06 meses a um ano de detenção e multa.
O BPMA vem intensificando as ações nessas regiões que circundam os municípios de São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá e Alegre, para evitar esses tipos de crimes ambientais.
A Polícia Militar Ambiental pede que a população sempre ligue para os números 181 (Disque Denúncia) ou 190 (Polícia Militar) ao perceber qualquer movimentação suspeita. Se preferir, também pode ligar para a sede de Polícia Militar Ambiental de Cachoeiro de Itapemirim, (28) 3521- 3358. Não é necessário se identificar.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Paulo Henrique da Vitória
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7