19/10/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h29

Passagem de Comando do CFA acontece nesta sexta (21)

Será realizada nesta sexta-feira (21), a Passagem de Comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), localizado em Cariacica. O tenente coronel Marcos Antônio Souza do Nascimento deixa a unidade após um ano e meio de atuação. Quem assume é o tenente coronel Márcio Celante Weolffel, que era subcomandante do 4º Batalhão, em Vila Velha.

A cerimônia militar será às 9 horas, nas dependências do CFA, e contará com a participação de vários convidados.

Marcos Antônio foi nomeado comandante do CFA no dia 15 de abril de 2010, sendo o 26º comandante desde a criação da unidade escola. Na sua gestão, foram concluídos o Curso de Habilitação de Sargentos (CHS/2010) e o Curso de Habilitação de Cabos (CHC/2010), no dia 18 de abril deste ano.

Já o CHS/2011 terminou em 15 de setembro de 2011, formando 745 novos graduados. O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS/2011) - 129 alunos - e o Curso de Habilitação de Cabos (CHC/2011) - 319 alunos - começaram no dia 22 de setembro e estão em andamento. Ambos acontecem na Faculdade Centro Universo, em Vitória, e terminam em dezembro deste ano.

Na sede do CFA está em desenvolvimento o Curso de Formação de Soldados Combatentes (CFSD/2011) com a participação de 668 alunos, que começou no dia 25 de abril e termina dia 15 de dezembro. Os alunos dispõem de um cotidiano intenso, tanto pelas atividades acadêmicas, quanto pelas atribuições decorrentes das mais diversas funções inerentes à formação policial militar.

Desta forma, o CFA terá ao final do ano letivo, contribuído para a formação, habilitação e aperfeiçoamento de um público estimado em 1.861 policiais militares. “Apesar de todas as dificuldades, contei com uma equipe de policiais que me auxiliaram no andamento e na conclusão dos cursos. Eu já havia comandado o CFA entre 1988 e 1991, quando me formei como aspirante oficial. Agora foi um desafio em função das mudanças ocorridas”, frisou o tenente coronel Marcos Antônio.

Já o tenente coronel Márcio Celante Weolffel afirmou que vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Marcos Antônio. “Tenho como prioridade a conclusão das turmas que estão em curso e que se formam neste ano, e ao mesmo tempo, nos preparar para o CFSD e o CFO de 2012, além dos cursos de aperfeiçoamento. Também vou continuar com o trabalho pedagógico e de estruturação do CFA”.

O CFA é um órgão de apoio subordinado à Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), responsável pela execução das atividades de formação, aperfeiçoamento e adaptação de oficiais, bem como, a formação, habilitação, adaptação, requalificação e aperfeiçoamento de praças da Polícia Militar do Espírito Santo.

Serviço:
CFA – Endereço: Rodovia José Sette, Km 4,5, Bairro Santana, Cariacica.
Telefone: (027) 3336- 2950.

Assessoria de Comunicação da PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva