O Batalhão de Missões Especiais (BME) receberá um novo comandante nesta quinta-feira (03), às 16 horas. O tenente coronel Glauco Carminat Rodrigues, deixa o comando da unidade após quase três anos, para que o tenente coronel Alexandre Ofranti Ramalho assuma.
Recém promovido, o tenente coronel, pelo princípio de merecimento, Ramalho atuou na Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), onde chegou a ser subcomandante do Batalhão. Ele ingressou na Polícia Militar do Espírito Santo em 1988.
Nascido em Vitória, no dia 1º de agosto de 1969, o novo comandante do BME foi declarado aspirante a oficial em 10 de outubro de 1991, sendo promovido posteriormente a 2º tenente, 1º tenente, capitão, major e recentemente a tenente coronel.
O tenente coronel Ramalho é formado pelo Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais; graduado como bacharel em Administração pela Faesa; e pós-graduado com especialização em Segurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O oficial também possui 16 cursos de interesse policial militar, em destaque as especializações em operações especiais, de entradas táticas com uso de explosivos, no controle de conflitos e situações de crises, na negociação com sequestradores, na área de explosivos não convencionais, além de possuir curso com armas de destruição em massa.
O tenente coronel Ramalho também tem um livro publicado, “Ocorrências com Reféns – Fundamentos e Práticas no Brasil”. Ele também foi docente em cursos ministrados a diversos batalhões da PMES, para o Sistema Prisional do Acre, além de aulas integradas à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e em cursos de Gerenciamento de Crise realizados em Campo Grande (MS), Salvador (BA) e Palmas (TO).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br