O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou através do 2° Pelotão em Santa Tereza, na última terça-feira (14), uma palestra orientando adolescentes da 8° série sobre crimes ambientais. A palestra contou com apresentações utilizando montagem de cenários de animais taxidermizados, além de armas, armadilhas e apetrechos utilizados na caça ilegal de animais silvestres.
Segundo o palestrante, tenente Jair Luiz da Silva, “as palestras do BPMA na região centro-serrana foram adaptadas, dando maior ênfase às questões relativas às armas de fogo, destacando que a caça ilegal na região é cultural, procurando em decorrência disso, incentivar as comunidades a entregarem voluntariamente as armas de fogo, demonstrando-lhes que não há necessidade de se possuir armas em casa, pois, o homem do campo não está preparado para sua correta utilização em casos de roubos, e ainda, que diversos acidentes ocorrem principalmente com crianças que tentam manusear estas armas, desta forma, combatemos o crime ambiental de caça, integramos governo e sociedade, e ainda evitamos acidentes ou homicídios com armas de fogo”.
O foco dado às entregas voluntárias de armas de fogo tem surtido efeito positivo. Segundo dados do Pelotão Ambiental, no período de Janeiro a Julho de 2011, comparando com o igual período deste ano, houve um aumento de 57% de armas apreendidas ou entregues, enquanto houve uma redução de 42% nas pessoas autuadas por caça ilegal.
Segundo ainda o tenente Jair, “as pessoas de cidades do interior, precisam ter plena certeza de que não serão criminalizadas ou de que não estão se acovardando, quando realizarem a entrega de suas armas, para isso, é fundamental que o cidadão capixaba confie no servidor público, e que o servidor público, por sua vez, trate o cidadão com o respeito que merece”.
Finalizou dizendo que “recentemente, em apenas uma comunidade foram entregues seis armas, todas registradas. São pessoas que residem próximas as áreas legalmente protegidas, que passaram a acreditar no BPMA e se tornaram parceiras nas questões ambientais”.
Vale ressaltar que quem desejar uma palestra do BPMA em sua comunidade, igreja ou escola, ou ainda entregar voluntariamente armas, munições ou animais silvestres, podem fazer contato com a Polícia Militar Ambiental mais próxima, por e-mail ou telefone, alertando que nestas entregas de armas, não são confeccionadas multas e o cidadão também não responderá criminalmente, tendo direito ainda a um bônus do Governo Federal.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel.: 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tel.: (27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapme