Governo do Estado do Espírito Santo
10/11/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h30

Operação Proclamação da República do Batalhão de Trânsito começa nesta sexta (11)

Com o objetivo de garantir maior segurança e fluidez ao trânsito, terá início nesta sexta-feira (11), às 15 horas, mais uma operação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) para conter excessos nas vias urbanas e nas principais rodovias do Estado fiscalizadas pelo Batalhão.

Isso por conta do feriado nacional de terça-feira (15) dia da Proclamação da República. A operação termina às 23h59min de terça-feira.

De sexta-feira (11) até terça-feira (15), diversas equipes estarão equipadas com etilômetros (bafômetros), atuando de forma ostensiva no combate ao consumo de bebidas alcoólicas por parte dos motoristas.

Devido ao esperado aumento do fluxo de veículos durante este período, as ações serão intensificadas com o objetivo de diminuir os índices de acidentes com vítimas e evitar as mortes no trânsito, que é o principal foco do Batalhão de Trânsito.

Além disso, durante as fiscalizações os policiais militares estarão atentos às condições de segurança dos veículos e a documentação dos condutores. Segundo o subcomandante do BPTran, major Cleber Bongestab, “as motocicletas terão atenção especial nas abordagens, tendo em vista o aumento do número de acidentes envolvendo esse tipo de veículo e a constatação de que muitos motociclistas estão dirigindo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação”.

A Polícia Militar alerta que o motorista flagrado dirigindo sob a influência de álcool será penalizado com multa de R$ 957,70 e suspensão do direito de dirigir por doze meses.
Além disso, ele terá a CNH recolhida e o veiculo ficará retido até a apresentação de um condutor habilitado, respondendo ainda criminalmente pela sua conduta. Dependendo das circunstâncias, ele poderá ser condenado à pena de detenção de seis meses a três anos.

Recomendações para quem for viajar

O BPTran recomenda cuidados especiais, para aqueles que forem pegar a estrada, como:

- O planejamento adequado da viagem, com a definição do itinerário, anotação de telefones de emergência, localização dos postos policiais e de pontos de apoio para eventuais paradas;
- A revisão das condições gerais do veículo antes de iniciar a viagem, com atenção especial aos equipamentos obrigatórios, sistema de iluminação (faróis) e sinalização do veículo (setas), combustível e documentação de porte obrigatório;
- O respeito à proibição da ingestão de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias que alterem a capacidade de direção do veículo;
- A rigorosa observância das normas e da sinalização de trânsito, especialmente quanto aos limites de velocidade e às ultrapassagens em locais proibidos;
- Que os motoristas não iniciem ou prossigam a viagem cansados ou com sono;
- A utilização dos faróis baixos acesos também durante o dia nas rodovias é uma prática que promove maior visibilidade aos veículos.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard