Governo do Estado do Espírito Santo
25/07/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h30

Operação do BPMA apreende aves em Cachoeiro de Itapemirim


Nesta quarta-feira (25), policiais militares que atuam na 4° Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizaram diversas fiscalizações no município de Cachoeiro de Itapemirim. Um lava-jato irregular foi interditado e doze aves silvestres, que estavam em cativeiro, foram apreendidas. Três pessoas foram encaminhadas para a delegacia do município.

Após uma denúncia anônima sobre uma residência no distrito de Gironda com animais silvestres presos, militares foram imediatamente ao local e encontraram 12 aves da fauna silvestre brasileira, sendo nove catataus, um azulão, um galo-da-serra e um curió. As espécies catatau e curió constam na lista de animais em risco de extinção.

Um homem foi encaminhado para a delegacia para prestar depoimento, e os animais foram encaminhados ao escritório regional do IBAMA, de onde serão levados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), para passarem por um processo de readaptação à vida selvagem e posterior soltura em habitat natural.

Mais tarde em São José da Lancha, na localidade de Safra, foi constatado que um cidadão estava extraindo mineral (rochas para paralelepípedo) sem a devida licença ambiental.
No Bairro São Geraldo, um homem foi detido em um lava-jato que funcionava sem licença ambiental. Foram apreendidas no local um compressor, um aspirante de pó e uma bomba d'água.

Segundo o Capitão Reinaldo, comandante da 4° Companhia, "A Polícia Ambiental está atenta e interagindo com as autoridades, segmentos organizados e órgãos parceiros na defesa do meio ambiente, onde por meio das informações e levantamentos realizados, muitos crimes ambientais são combatidos e consequentemente muitos outros evitados".

Para o combate e prevenção aos crimes ambientais, o BPMA pede que a população ligue sempre para os números 181 (disque denúncia) ou 190 (Polícia Militar). A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.

Se preferir, a população do sul do Estado pode denunciar, ainda, pelo telefone da 4° Companhia do BPMA de Cachoeiro de Itapemirim (28) 3521-3358, pelo telefone do BPMA da região do Caparaó (28) 3553-2041 ou pelo correio eletrônico: cmt4cia.bpma@pm.es.gov.br


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social da PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues.
Telefones: (27) 3636-8715.
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard