Nessa terça-feira (28), policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Colatina, realizaram uma operação no Distrito de Joassuba em Ecoporanga, no noroeste do Estado, com objetivo de combater o crime de caça e manutenção de animais silvestre em cativeiro.
Após levantamentos realizados na região e em cumprimento a mandados de busca e apreensão em Joassuba, foram apreendidos duas espingardas, cartuchos calibre 36 recarregados e deflagrados, faca, armadilhas, materiais para caça e recarga de cartuchos. Foram encontrados nove animais silvestres que eram mantidos em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
Duas pessoas foram detidas e encaminhadas para a Delegacia de Polícia (DP) de Ecoporanga, e os animais silvestres recolhidos foram encaminhados ao Projeto Cereias, em Barra do Riacho, no município de Aracruz-ES.
O Batalhão Ambiental ressalta que os detidos poderão ter que pagar uma multa expedida pelo Ibama equivalente R$ 4.500,00. E alerta que ter arma de fogo sem o necessário registro é crime previsto no Estatuto do Desarmamento. Lei 10.826/03. Capturar animais silvestres e mantê-lo em cativeiro, bem como seu comércio, sem autorização do órgão competente é crime; previsto na Lei 9.605/98 e Decreto 6.514/08 e Lei 5.197/67.
Qualquer informação de crime ambiental pode ser feita a denúncia através dos telefones 181 (Disque- Denúncia) ou 190 (Polícia Militar).
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3