Governo do Estado do Espírito Santo
23/08/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h47

Novos instrutores do Proerd se formam nesta sexta (26)


Os 36 alunos do curso de instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) se formam nesta sexta-feira (26), junto com os 50 policiais que participaram do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária (CNPPC). A formatura conjunta será realizada no auditório da Faesa I, na Ilha de Santa Maria, em Vitória, às 14 horas.

O curso do Proerd começou no dia 15 de agosto e foi oferecido para soldados, cabos e sargentos, em período integral. Os militares pertencem aos batalhões da Grande Vitória e irão atuar como instrutores de alunos do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, para atender os 20 aglomerados urbanos da Região Metropolitana da Grande Vitória indicados pelo Programa Estado Presente.

Ao todo, 65 instrutores militares já atuam no Estado. Até o final deste ano, serão formados 108 novos instrutores para atender à demanda em todo o Espírito Santo.

O Proerd faz parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, iniciativa do Governo do Espírito Santo que visa levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e de combate à violência e criminalidade.

“A expectativa dessa capacitação é possibilitar a interação da Polícia Militar com a comunidade escolar e bairros envolvidos, reestruturar a polícia de aproximação (Polícia Interativa) e, colaborar, junto com outros órgãos que atuam no programa de Governo, na prevenção e redução dos indicadores criminais e diminuição dos fatores de vulnerabilidade social”, informou o coordenador estadual da Polícia Interativa e do Proerd, coronel Jailson Miranda.

O Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária (CNPPC) começou no dia 22 de agosto e foi realizado no auditório do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitana (CPOM), no Quartel da PMES, em Vitória.

Participaram da capacitação 50 policiais, em sua maioria militares que já atuam com o policiamento comunitário nos batalhões da Região Metropolitana da Grande Vitória. Os demais são agentes da comunidade e de outras áreas, dentre eles, quatro guardas municipais.

O curso é realizado desde 2007 e esta foi a 39ª turma a ser formada. Os alunos tiveram disciplinas de direitos humanos, polícia comunitária comparada, relações interpessoais, gestão pela qualidade na segurança pública, estruturação dos conselhos comunitários e mediação de conflito.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3636-8717 / 9709-9153 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard