Governo do Estado do Espírito Santo
28/10/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h51

Notaer realiza seminário de “Segurança de Voo”

Em comemoração aos 20 anos de atuação do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Polícia Militar do Espírito Santo (Notaer), a Secretaria da Casa Militar do Estado promoverá, nesta quarta-feira (31), o I Seminário de Segurança de Voo. O evento será realizado no auditório do Centro Integrado de Cidadania de Vitória, em Maruípe, a partir das 9h. O público alvo são os integrantes de unidades aéreas das Forças Armadas e das polícias e Bombeiros Militares do país, além de entidades civis ligadas à aviação no Brasil.

O primeiro tema a ser debatido será a fadiga de voo, cujo palestrante será o coronel médico da Força Aérea Brasileira, Ricardo Kanashiro. Na sequência o major e piloto da Polícia Militar da Bahia, Carlos Renato Silva, abordará a influência da cultura organizacional no acidente aéreo com aeronaves da segurança pública. Encerrando o ciclo de palestras, o major e piloto de helicóptero do Notaer, Paolo Quintino de Lima, debaterá a evolução da segurança operacional em 20 anos de aviação policial no Espírito Santo.

O evento conta com apoio do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) e já está com as cem vagas disponibilizadas preenchidas. Entretanto, o chefe da Seção de Segurança Operacional do Notaer, major Sérgio Luiz Anechini, explica que os interessados em participar ainda podem se inscrever pelo e-mail segvoo.notaer@pm.es.gov.br, pois poderão ser chamados até a véspera do seminário, em caso de desistência dos cem primeiros inscritos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3636-8855.

De acordo com o chefe do Notaer, tenente-coronel Daltro Antônio Ferrari Júnior, a cultura de segurança operacional é um objetivo permanente e um dos princípios norteadores de atuação da unidade aérea capixaba. “Um evento desta natureza nos permite refletir sobre nossas práticas atuais no campo da segurança operacional, possibilitando também traçar novas metas e definir estratégias mais adequadas para o futuro de nossa atuação”, destacou Ferrari.

Histórico

Em 20 anos de existência, o Núcleo de Apoio e Transporte Aéreo (Notaer) da Polícia Militar já foi acionado para 2.500 missões, realizou três mil horas de voo policial e o resgate de 240 vítimas de acidentes. Atualmente, 36% dos acionamentos do Notaer são para o atendimento de ocorrências ligadas à segurança pública, como o apoio a diversas unidades operacionais da Polícia Militar, para busca e captura de criminosos, resgate de pessoas em áreas alagadas e de difícil acesso, entre outras.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Paulo Henrique da Vitória
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Assessoria de imprensa:
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard