Governo do Estado do Espírito Santo
08/05/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 10h45

NOTAer e PMES iniciam curso de Tripulante Operacional de Helicóptero


Terá inicio nesta sexta-feira (10), o IV Curso de Tripulante Operacional de Helicóptero (CTO), promovido pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) do Governo do Estado, em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo. A aula inaugural será realizada às 14h, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da PM e os 20 policiais militares selecionados para o curso serão capacitados a atuar como tripulantes operacionais nas diversas missões de segurança pública e defesa civil com emprego de helicópteros. O curso será concluído no dia 20 de junho de 2013.

Durante os 40 dias de treinamentos serão realizadas atividades teóricas e praticas na sede do NOTAer, em Vitoria e em outras localidades do Estado, como os municípios de Vila Velha, Serra, Aracruz e Santa Maria de Jetibá. Na ultima semana do curso os alunos realizarão um estágio operacional na base de treinamento do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar de São Paulo, maior operadora e referência nacional nas atividades aéreas de segurança pública e defesa civil.

A grade curricular do IV CTO inclui disciplinas teóricas, como teoria de voo, conhecimentos técnicos de aeronaves, meteorologia, navegação aérea e regulamentos da aviação, bem como diversas instruções práticas e atividades extraclasse com emprego dos Helicópteros do NOTAer (Harpias).

Entre os conteúdos operacionais do curso serão ministradas técnicas de radiopatrulhamento aéreo, resgate em ambiente aquático, resgate em altura, tiro em operações aéreas, transporte aeromédico e resgate em locais de difícil acesso, além de combate a incêndios com utilização do helibalde e transporte de efetivo e de materiais operacionais.

O modelo de ensino e aprendizagem adotado pela PMES propicia o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, visando dotar os futuros tripulantes de helicópteros dos diversos conhecimentos e habilidades específicas da atividade aérea de segurança publica e defesa civil.

De acordo com o palestrante da aula inaugural, coronel Helvio Andrade, um dos pilotos de helicóptero pioneiros na aviação policial capixaba, o CTO permite a capacitação de material humano com alta qualificação para a atividade aérea estatal. “A ampliação do emprego de helicópteros nas atividades de segurança pública e defesa civil é uma demanda crescente e exige treinamento constante dos profissionais da área”, destacou Andrade.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel João Henrique de Castro Cunha
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Dalila Travaglia / Christiano Mattos
Tels.(27) 9607-2978 / 8802-3326 / 3636-1573
E-mail: co

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard