Será realizada nesta quinta (27) a comemoração alusiva a conclusão do IV Curso de Tripulante Operacional de Helicópteros (CTO), promovido pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Os treinamentos foram encerrados no fim da última semana e os 17 policiais militares que concluíram o curso estão habilitados a exercer a função de tripulantes operacionais nas diversas missões de segurança pública e defesa civil com emprego de helicópteros. A entrega dos diplomas dos formandos será realizada a partir das 14 horas, no Hangar do Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, em Maruípe, Vitória.
O curso teve carga horária de 220 horas, com treinamentos e atividades teóricas e práticas realizadas na sede do NOTAer e em diversas localidades da Grande Vitória e do Estado de São Paulo. Na última semana do curso foi realizado um estágio operacional na base de treinamento do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar de São Paulo (GRPAE), maior operadora e referência nacional nas atividades aéreas de segurança publica e defesa civil.
Na fase inicial dos 40 dias do curso, os alunos do CTO estudaram as disciplinas teóricas da aviação, como teoria de voo, conhecimentos técnicos de aeronaves, meteorologia, navegação aérea e regulamentos da aviação, além de noções de segurança de voo.
Nas instruções práticas e atividades extraclasse com emprego dos helicópteros do NOTAer (Harpias), foram ministradas técnicas de radiopatrulhamento aéreo, resgate em ambiente aquático, resgate em altura, tiro em operações aéreas, transporte aeromédico e resgate em locais de difícil acesso, além de combate a incêndios com utilização do Helibalde e transporte de efetivo e de materiais operacionais. Tais conhecimentos específicos permitirão aos novos tripulantes operar nas diversas situações em que o helicóptero atua na segurança pública e defesa civil.
“As atividades foram muito intensas nos aspectos teórico, operacional e físico, permitindo o aprendizado de todos os conteúdos necessários à atividade de Tripulante Operacional de Helicóptero. Concluir um curso com tamanha especificidade exigiu total dedicação dos alunos e também dos instrutores, sendo motivo de orgulho para o NOTAer e para a PMES.”, destacou o chefe de curso do IV CTO, capitão Marcelo Hollanda.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 9607-2978 / 8802-3326 / 3636-1573
E-mail: