04/08/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h44

Nos 30 anos do 4º BPM, governador destaca reforço no efetivo da corporação

O governador Renato Casagrande destacou as ações de reforço no efetivo da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), durante evento que marcou os 30 anos do 4º Batalhão, na manhã desta sexta-feira (5), em Vila Velha, no bairro Ibes.

“Até o final de 2011 teremos um reforço de 600 homens na Polícia Militar e a previsão é de realizarmos um concurso a cada ano, para fortalecer o trabalho da instituição”, destacou. Casagrande também parabenizou a PMES pelo trabalho preventivo contra a criminalidade, aliado ao Estado Presente, programa estadual de combate à violência.

“Os nossos esforços conjuntos já reduziram em 27% os homicídios em Vila Velha e vamos seguir neste caminho, para garantir a melhoria da qualidade de vida dos capixabas”, afirmou.

No evento, também estiveram presentes o subcomandante geral da PM, coronel Dejanir Braz Pereira da Silva, a comandante do 4º BPM, tenente coronel Sonia do Carmo Grobério, comandantes de outros batalhões e unidades da PMES, o prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Manoel Rabelo, vereadores, deputados, dentre outros.

Comemorações

Durante o evento, aconteceu também a entrega de certificado aos onze policiais do 4º Batalhão que foram destaques operacionais. O destaque do semestre foi o soldado Oldair, da 5ª Companhia, que ganhou uma bicicleta.

Houve ainda a entrega do diploma de honra ao mérito aos 28 policiais militares que foram para a reserva. Os civis receberam o diploma do "Amigo do 4º BPM".
A solenidade encerrou uma série de atividades que começou com um Torneio Interno de Futsal em julho e contou com a presença de crianças no ‘Recreio no Quartel’.

“A ideia foi desenvolver a integração sociocultural e esportiva entre os policiais da unidade”, ressaltou a tenente coronel Sonia Grobério, comandante do 4º Batalhão.

Na última terça-feira (02), foi realizada uma celebração religiosa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, ministrada em conjunto com um representante da Igreja Católica e um pastor da Igreja Batista de Itapoã. O comandante geral da PMES, coronel Anselmo Lima, esteve presente.

Breve histórico

Em 1980 com a ampliação do quadro de organização da Polícia Militar do Espírito Santo, foi feita a previsão de um Batalhão para atender o município de Vila Velha. Em 5 de agosto de 1981, o 4º Batalhão foi ativado por meio do Decreto 1383-N.

Sem espaço físico adequado, a unidade então se instalou provisoriamente no Quartel do Comando Geral (QCG), em Maruípe, Vitória. Por um ano e 13 dias os policiais militares se apresentavam no QCG e trabalhavam em Vila Velha.

Em 1982, por meio de um despacho do então governador do Estado, Eurico Vieira de Resende, uma área foi doada à Polícia Militar, no Bairro do Ibes, em Vila Velha, para a construção da sede do 4º Batalhão.

A transferência para a nova sede em construção aconteceu no dia 18 de agosto de 1982. Com isso houve melhores condições para o exercício das atividades operacionais em Vila Velha e uma significativa economia para a Corporação.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva