Na noite deste domingo (27) uma equipe do policiamento ambiental que atua na região serrana de Domingos Martins, esteve no centro de Marechal Floriano onde realizou o recolhimento de um animal da fauna brasileira conhecido popularmente por mão-pelada.
O animal pesando aproximadamente cinco quilos, macho, foi recolhido por uma senhora quando seguia de Ibatiba para Vitória na BR 262. O animal aparentava ter sido atropelado na rodovia, e foi levado pela mulher até uma clínica veterinária para receber cuidados médicos. Logo após, ela acionou a Polícia Militar.
O boletim de ocorrência ambiental foi registrado e o animal recolhido e levado até a sede da 1ª Companhia Ambiental, de onde seguirá para o Projeto Cereias em Aracruz, para reabilitação e soltura em seu habitat natural.
"A ação positiva da senhora foi muito comentada e elogiada pelos policiais ambientais, pois demonstra comprometimento, cidadania e consciência ambiental, servindo, sobretudo, como exemplo para a sociedade", disse o capitão Roberto Martins, do BPMA.
Mão-pelada
Também conhecido como guaxinim, o mão-pelada, que tem o nome científico de Procyon cancrivorus é um carnívoro que vem sofrendo ameaças com a perda do habitat devido aos desmatamentos e poluição dos banhados que torna escassa sua comida.
É um mamífero de hábitos noturnos, período em que sai a procura de alimentos. Vive nas matas, especialmente nas vizinhanças de rios, lagoas e banhados. Alimenta-se de sapos, rãs, pererecas e várias espécies de animais aquáticos, especialmente moluscos e peixes girinos e também lagartas, besouros, cigarras, minhocas, aranhas, dentre outros animais invertebrados.
Sua principal característica é a existência de pelos pretos ao redor dos olhos formando uma máscara parecida com a do Zorro. Sua cauda peluda mede de 34 a 40 centímetros e orna-se com anéis pretos, entre zonas amareladas. O focinho é pontudo, no entanto, bem menos do que o do quati. O nome de “mão-pelada” vem do fato de seus membros dianteiros – e traseiros – possuírem poucos pelos e bem curtos.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com