Governo do Estado do Espírito Santo
23/08/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h37

Mentores do Proerd selecionam novos instrutores para o programa


Nesta segunda (27) e terça-feira (28) acontecerá uma nova seleção de instrutores para o Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd). Mentores do programa preparam o processo seletivo que escolherá entre os 94 militares inscritos, os 36 participantes do curso e futuros instrutores do Proerd que levarão o Programa para as escolas públicas e privadas de todo Estado.

De acordo com a pedagoga do Proerd, Thais Nascimento Leão Nunes, o curso tem duas semanas e reunirá aqueles que apresentarem melhores condições de participar do Programa. “Vamos selecionar os militares que são voluntários para desenvolver o programa, olhando o interesse e as expectativas deles, que após o curso, irão realizar um trabalho preventivo nas escolas e de conscientização quanto ao uso das drogas”, ressalta a pedagoga.

De acordo com o coordenador estadual de Polícia Interativa, da Polícia Militar, tenente coronel Jaílson Miranda, “é bom ver um número grande de militares inscritos com o objetivo ser instrutor do Proerd e desenvolver um trabalho preventivo dentro da PMES. Isso vai nos ajudar a alcançar nossas metas do programa, além de ampliar o atendimento”, disse Miranda.

No ano de 2012 a meta é alcançar 50 mil crianças atendidas com o Proerd e para o ano de 2013 a expectativa é desenvolver a conscientização, quanto aos males do uso de drogas, ampliando o atendimento para 60 mil crianças.

O Proerd está inserido dentro do Programa Estado Presente, do governo do Estado e faz parte do 1º ciclo de cursos do “Programa Crack, é possível vencer”, resultado da parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal e Municípios da Grande Vitória, que na PM vem sendo desenvolvido pela Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Interativa (DHPI).

A seleção de novos instrutores atende o objetivo de “Ampliação do Proerd no Espírito Santo”. A meta para o ano de 2012 é realizar a capacitação de novos instrutores em cinco cursos, sendo que três já foram realizados e restam somente dois para este ano.


Proerd

Orientação para prevenir o uso de drogas: este é o objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), projeto social que tem sido desenvolvido pela Polícia Militar do Espírito Santo há aproximadamente 10 anos por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Interativa.

O Programa nasceu por meio de uma iniciativa de educadores e policiais americanos, que surpresos com uma grande demanda de apreensão de drogas, em Los Angeles, na década de 80, iniciaram um trabalho de prevenção visando diminuir o índice de jovens envolvidos com o uso de drogas e violência.

O Programa Dare (Drug Abuse Resistence Education), iniciado em 1983 na cidade de Los Angeles, foi apresentado posteriormente pela Embaixada dos Eua, para as Polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro, que então passaram a desenvolvê-lo em nosso país.

No Brasil, o Dare recebe a denominação de Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, sofrendo adequações necessárias à nossa cultura, contudo, mantendo a metodologia original. O programa consiste numa ação conjunta entre o policial militar, devidamente capacitado, educadores, pais e comunidades, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de estabelecer uma relação de confiança entre as partes.

O Proerd é voltado para alunos do Ensino Fundamental, do 5º ano, com idades entre 9 e 12 anos e do 7° ano, com idades entre 12 e 16 anos. Crianças e adolescentes participam de aulas lúdicas e técnicas educacionais, ministradas nas escolas por instrutores militares, a fim de que aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência.

Serviço

Seleção novos instrutores do Proed
Data: 27 e 28/08/2012
Horário: 09h30min
Local: Auditório da Faesa – Av. Vitória


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel.: 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tels.: (27) 9901-9862 / 9700- 7962

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard