04/09/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h49

Mais de 500 policiais militares participarão do Desfile de 7 de Setembro

O Centro de Vitória será palco nesta quarta-feira (7) do tradicional desfile cívico-militar para celebrar o Dia da Independência do Brasil. Mais de 500 policiais militares participarão do evento, que contará com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, e do comandante geral da PMES coronel Anselmo Lima.

A maioria das unidades da Polícia Militar será representada no desfile, onde o público poderá conferir de perto o que a corporação capixaba emprega diariamente nas ações de policiamento, como viaturas, motos e cavalos.

A programação do desfile, organizada pelo Exército, por meio do 38º Batalhão de Infantaria, com sede em Vila Velha, terá início às 9 horas, na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória, e seguirá até a Escadaria do Palácio Anchieta.

Policiais em 20 conjuntos da cavalaria, representando o Regimento de Polícia Montada (RPMont), também fazem parte da apresentação, além de policiais da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb).

A Banda de Música da PMES preparou um repertório especial para a ocasião. Ao longo do percurso do desfile, marchas militares nacionais servirão de fundo musical para a apresentação da tropa militar.

Na avaliação do comandante geral da PMES, “o desfile representa a colaboração da instituição para o fortalecimento do civismo perante a sociedade capixaba”.

O desfile militar

Local: Avenida Jerônimo Monteiro, Centro de Vitória (Início do desfile em frente à antiga Capitania dos Portos, e término próximo à escadaria do Palácio Anchieta).

Ordem dos desfiles:
Veteranos da FEB e Ex-Combatentes do Brasil;
Ex-integrantes do Batalhão SUEZ e “Boinas Azuis”;
EAMES;
38º Batalhão de Infantaria;
PMES;
CBMES;
Polícia Rodoviária Federal;
Polícia Civil;
Guarda Civil Municipal;
ADESG;
Escoteiros;
Legião da Boa Vontade;
Secretarias de Educação Municipal e Estadual;
Demais Secretarias da Prefeitura de Vitória;
Maçonaria;
Moto Clube de Vitória;
Jeep Clube do Espírito Santo.

Breve histórico da Polícia Militar

A Polícia Militar foi criada por intermédio da Lei Provincial nº 9, decretada pela Assembleia Legislativa em 06 de Abril de 1835, tendo como primeira denominação “Companhia de Guarda de Polícia Provincial ”.

O primeiro comandante foi o Alferes Antônio Fereira Rufino, que comandou a corporação até 02 de dezembro de 1839. Durante os seus 176 de história, a corporação teve várias denominações, dentre elas: Corpo de Polícia, Companhia de Polícia; Corpo Militar de Polícia, Regimento Policial Militar, Força Pública Estadual, Força Policial Militar e, finalmente, em 1946, Polícia Militar do Espírito Santo.

A Polícia Militar está distribuída em sete diretorias, três comandos de polícia ostensiva, uma corregedoria, uma escola de formação e aperfeiçoamento, 14 Batalhões de Policiamento Ostensivo, cinco Batalhões Especializados e cinco Companhias Independentes, responsáveis pelo policiamento e preservação da ordem pública em todos os municípios do Estado do Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva