27/07/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h44

Instrutores do Proerd formam 1ª turma em Terra Vermelha nesta sexta-feira (29)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado há 10 anos, formará mais 590 alunos de duas escolas em Terra Vermelha, Vila Velha, na noite desta sexta-feira (29).

Durante a cerimônia, serão sorteadas 10 bicicletas para os estudantes. O Proerd faz parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, iniciativa do Governo do Estado que visa levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade.

As aulas foram ministradas pelos soldados Talita Souza Toneto Dornelas, Diego da Cruz Rocha e Bruna Fassarella Alvarenga. Os três instrutores se formaram em outubro do ano passado e esta foi a primeira turma em que os policiais atuaram como professores.

“Desde que nos formamos, essa foi a primeira turma que atuamos como professores. É uma experiência nova e muito positiva. Os alunos se envolveram bastante com o programa e tivemos ótimos resultados”, explicou a soldado Dornelas, que é da 4ª Companhia do 4º BPM.

Os formandos participaram do curso do Proerd durante 10 semanas. São estudantes de 20 turmas do 5º e 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Cesar Vinha (CAIC), localizada no Residencial Jabaeté, e da UMEF Professor Darcy Ribeiro, localizada em Morada da Barra, região da Grande Terra Vermelha.

A formatura será às 18 horas na Escola Estadual de Ensino Médio Mário Gurgel, que fica na rua M, s/n, Residencial Jabaeté. Estarão presentes a comandante do 4º Batalhão, coronel Sonia do Carmo Grobério, o coordenador estadual de Polícia Interativa, coronel Jailson Miranda, o comandante da 4ª Companhia do 4º BPM, capitão Walter Francisco de Araújo, autoridades convidadas, diretores, funcionários das escolas e familiares dos alunos.

Proerd

No primeiro semestre de 2011 o Proerd atendeu 14.453 crianças e adolescentes de 224 escolas, em 34 municípios. Esse número de atendimentos representa 76% do total de alunos em todo o ano de 2010. A meta para 2011 é chegar a 35 mil alunos. Desde que o programa começou, em 2001, 143.796 crianças e adolescentes foram atendidos.

Além do curso oferecido para crianças e adolescentes, o programa disponibiliza palestras para familiares, escola e comunidade em geral com o objetivo de reforçar os fatores de proteção e prevenção. Este ano já foram realizadas 64 palestras para 10.380 pessoas. A meta é atingir 35 mil.

As comunidades e escolas públicas e particulares que quiserem participar do programa podem entrar em contato com a Unidade da Polícia Militar mais próxima, mandar um e-mail para proerd@pm.es.gov.br ou ligar para 3636-8723.

Estado Presente

O Governo do Estado lançou o Programa Estado Presente para levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade. O foco é concentrar esforços de todas as secretarias de governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda para os moradores.

Com o Programa Estado Presente, o Governo do Estado pretende desenvolver respostas rápidas e permanentes, em parceria com municípios, ONGs e iniciativa privada, para reduzir os crescentes índices de criminalidade, na maior parte das vezes associados ao tráfico de drogas, além de democratizar o acesso aos serviços públicos, especialmente para a população residente em áreas de grande vulnerabilidade social.

Vários investimentos foram anunciados para estas áreas escolhidas, tais como instalação de Centros de Tratamento de Toxicômanos, reforma e ampliação de escolas, construção de unidades habitacionais, aquisição de equipamentos de última geração para as Polícias Civil e Militar, entre outras ações.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva