Governo do Estado do Espírito Santo
13/11/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h30

Instrutores capixabas participam do I Encontro Internacional do Proerd em Brasília

Quatro representantes da Polícia Militar do Espírito Santo participarão do 1º Encontro Internacional do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), em Brasília. O evento será realizado nesta quarta, quinta e sexta-feira (16, 17 e 18) pela Polícia Militar do Distrito Federal.

O objetivo do encontro é proporcionar aos educadores do programa maior conhecimento e aprimoramento das habilidades necessárias para a aplicação das ações junto à sociedade, em consonância com a Política Nacional Sobre Drogas. O evento também apresentará mecanismos motivacionais do profissional em construção, respeitando a diversidade e o multiculturalismo.

O tenente coronel Jailson Miranda, coordenador estadual do Proerd, o capitão Wanderson Losini e os soldados Alexsandro Bertulani, instrutor e coordenador do Proerd em Cariacica e Viana, e Pierre Santiago, instrutor e coordenador do Proerd em Vitória, serão os representantes capixabas no evento.

Nos três dias do encontro, os instrutores assistirão a palestras motivacionais, e sobre diversos temas como bullying escolar, legalização da maconha, e aplicação do Programa no México. Além das palestras, uma peça de teatro intitulada Pais e Filhos contará a luta de um pai tentando livrar o filho do vício e a importância da família, baseada em uma história real.

Proerd

O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education – que surgiu em 1983. No Brasil, foi implantado em 1992 e atualmente tem como público alunos de quinta à sétima série, além de seus pais.

No Espírito Santo ele é aplicado desde 2001 e já atendeu a 143.796 crianças e adolescentes. Em 2011, foi incluso no Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, e atendeu 30.599 crianças e adolescentes de 487 escolas, em 48 municípios. A meta para 2012 é chegar a 44 mil alunos e aos 78 municípios do Estado.

O programa é uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, professores, educadores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade, atuando na prevenção e orientação para redução do uso de drogas e da violência.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard