Governo do Estado do Espírito Santo
26/10/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h29

Inscrição para o Curso de Mentor do Proerd em São Paulo termina nesta quinta (27)


Terminam nesta quinta-feira (27) as inscrições para participar do processo seletivo do Curso de Capacitação de Mentores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que será realizado em São Paulo. A seleção será realizada nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, às 9h30min, na Faesa I, em Vitória.

De acordo com o tenente coronel Jailson Miranda, que está coordenando o curso, a capacitação será realizada na Polícia Militar de São Paulo no final de novembro e início de dezembro. Serão 12 vagas e o curso terá duração de uma semana, de 7h30min às 18 horas. As inscrições do processo seletivo podem ser feitas na Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMES até 18 horas.

O objetivo do Curso de Mentor do Proerd é capacitar policiais militares que possuem o curso de instrutor, habilitando-os a participar das equipes de treinamento encarregadas da realização de cursos de Formação de Instrutores. Como pré-requisito, é preciso ter experiência de um ano de aplicação do programa em sala de aula.

Os policiais que tiverem a inscrição homologada participarão do processo seletivo, em que haverá uma entrevista pessoal pela banca examinadora. “Faz parte da meta da Polícia Militar fazer com que todos os municípios do Estado tenham o Proerd. Para isso, é importante capacitar mais mentores”, explicou o tenente coronel Miranda.

Proed

O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education (Educar para resistir ao abuso de drogas) surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992 e atualmente é aplicado em três currículos: para quarta e sexta séries e para pais. Atualmente, o programa é desenvolvido em 58 países e aplicado a 36 milhões de crianças e adolescentes.

O Conselho Nacional Antidrogas (CONAD) considera o Proerd como seu parceiro estratégico para o desenvolvimento de ações primárias de prevenção ao uso e ao tráfico de drogas, no âmbito do Sistema Nacional Antidrogas (SISNAD).

O Proerd consiste numa ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, chamado instrutor, educadores, estudantes, pais e a comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e de envolvimento com a violência entre crianças e adolescentes, além de estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o estudante em formação de sua cidadania.

Nesse sentido a capacitação de órgão como a Polícia Militar para atuar com medidas pró-ativas no controle do uso indevido de drogas, vem estreitar o relacionamento com a sociedade.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br



2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard