04/07/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h42

Governador participa de formatura do Proerd e parabeniza Polícia Militar

O governador do Estado Renato Casagrande participou, na noite desta segunda-feira (04), da formatura de 750 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizada na Igreja Batista, em Jardim da Penha, Vitória, e durante o evento, parabenizou a Polícia Militar pelo desenvolvimento do projeto. Casagrande afirmou que quer que a iniciativa se estenda cada vez mais no Estado.

O evento, que contou com a participação de mais de duas mil pessoas, foi marcado por muita animação por parte dos estudantes que se formaram e pelos instrutores, soldado Wagner Darci da Conceição e soldado Pierre Aldrigues Santiago, que ministraram as aulas para as crianças durante 10 semanas.

Durante a solenidade, o governador ressaltou que fez questão de estar presente no evento porque já conhecia o Proerd, mas ainda não tinha participado de nenhuma formatura. “Essa atividade é uma das mais bonitas que eu já vi durante o meu mandato. É um programa que aproxima os jovens da Polícia Militar e a PM da sociedade. Esse trabalho mostra a verdadeira face da PMES. Por isso, quero que esse projeto se estenda cada vez mais no Espírito Santo”, enfatizou Casagrande.

O comandante geral da PMES, coronel Anselmo Lima, também agradeceu a todos os presentes e fez um pedido: “Quero que todos sintam a presença de cada policial militar como um parceiro da comunidade para garantir a segurança e a tranquilidade da população. Através do Proerd, a PM procura jogar uma sementinha nessas crianças para que, juntos, possamos ter uma sociedade mais feliz”.

Durante a cerimônia, foi apresentada uma redação selecionada pelos instrutores, e o aluno que a escreveu foi aplaudido por todos ao ler a frase: “Tudo que aprendi no Proerd vou levar para o resto da minha vida. Nunca vou esquecer os ensinamentos que aprendi no Proerd”.

Durante o evento, estiveram presentes também os secretários de Estado de Segurança Pública e Defesa Social Henrique Herkenhoff e de Justiça, Ângelo Roncalli, os deputados federais Paulo Foleto, Jorge Silva, Lelo Coimbra e César Colnago, os deputados estaduais José Esmeraldo, Nilton Baiano, Josias Da Vitória, Henrique Vargas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Rodrigo Chamon e o pastor João Brito Costa Nogueira.

Da Polícia Militar participaram da formatura o comandante do 1º Batalhão, tenente coronel Andrey Rodrigues, o coordenador estadual do Proerd, coronel Jailson Miranda, o comandante do 8º Batalhão, tenente coronel Carlos Augusto Ribeiro, o comandante da 4ª Companhia do 1º Batalhão, tenente Bravin, dentre outros policiais.

O evento, realizado na Igreja Batista, localizada na Avenida Saturnino Rangel Mauro, em Jardim da Penha, foi encerrado com uma música do Proerd e apresentação de fotos dos melhores momentos do programa nas salas de aula.

Nesta formatura, participaram estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental de 12 escolas públicas e particulares de Vitória. Os formandos são alunos de escolas localizadas em Jardim da Penha, Bairro República, Goiabeiras, Bairro de Lourdes e Jucutuquara. Durante a semana, mais 3.293 alunos se formarão em sete municípios do Estado.

Proerd

No primeiro semestre de 2011 o Proerd atendeu a 14.453 crianças e adolescentes de 224 escolas, em 34 municípios. Esse número representa 76% do total de alunos que participaram do Programa em todo o ano de 2010. A meta, neste ano, é chegar a 35 mil alunos. Desde que o Programa começou, em 2001, 143.796 crianças e adolescentes foram atendidos.

Além do curso oferecido para crianças e adolescentes, o Programa disponibiliza palestras para familiares, escola e comunidade em geral com o objetivo de reforçar os fatores de proteção e prevenção ao uso de drogas. Este ano já foram realizadas 64 palestras para 10.380 pessoas. A meta é atingir 35 mil.

Ao todo, atuam 65 instrutores militares, e para ampliar o serviço, até o final deste mês, a PMES abrirá um curso de formação para os profissionais que atuam Batalhões da Grande Vitória, para formar 36 novos instrutores. Até o final de 2011, serão formados 108 novos instrutores para atender à demanda em todo o Estado.

As comunidades e escolas públicas e particulares que quiserem participar do programa podem entrar em contato com a Unidade da Polícia Militar mais próxima, mandar um e-mail para proerd@pm.es.gov.br ou ligar para 3224-5684.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva