Na visita de orientação técnica realizada na Polícia Militar do Espírito Santo na tarde desta quinta-feira (21), o general de brigada Fernando Sérgio Nunes Ferreira, inspetor geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiro Militares, visitou os stands das unidades da corporação e conheceu o funcionamento de cada uma delas.
Os stands foram montados no pátio do Quartel do Comando Geral, localizado em Maruípe, Vitória. O general e a equipe da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares (IGPM), que tem sede em Brasília, analisaram as atividades do Batalhão de Missões Especiais (BME), Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM) e Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer).
Durante a visita técnica, o general participou de palestras no auditório do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitana (CPOM), que foram ministradas pelo coronel Amilton Pereira, da Diretoria de Pessoal (DP), major Reginaldo, da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), major Augusto, da Diretoria de Apoio Logístico (DAL) e coronel Jorgean Grego Gonçalves, da Diretoria de Saúde (DS).
Após as palestras realizadas pelos militares da PMES, o major Coimbra, do Exército Brasileiro, falou sobre o histórico da inspeção, que foi criada pelo Decreto-Lei nº 317, de 13 de março de 1967. “A nossa missão é executar no âmbito do Exército Brasileiro, como Órgão Central, e controlar as polícias militares e os Corpos de Bombeiro Militar, que juntas, compõem 50 corporações”, explicou o major Coimbra.
Na inspeção realizada na PMES, estiveram presentes também o major Mário Augusto Mota Coimbra e o subtenente João Pedro Chiavenato, membros da IGPM. O coronel José Augusto Massad Gomes da Silva, comandante do 38º BI, e o coronel Carlos Magno Barbosa Moreira, subcomandante do 38º BI, também participaram.
A IGPM realiza visitas em Comandos Militares em todo o território nacional, quando verificam a situação do pessoal e o planejamento elaborado pelas corporações.
A inspeção técnica é realizada em cumprimento às normas que regem a vinculação entre o Exército Brasileiro e as Corporações Militares. A Constituição Federal de 1988 prevê as Policiais Militares e os Corpos de Bombeiros Militar como força auxiliar e reserva do Exército.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3636-8717 / 9709-9153 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br