O Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) recolheu na tarde de segunda-feira (10) dois filhotes de gavião carcará. O recolhimento aconteceu depois da solicitação de uma moradora do Bairro Glória, em Vila Velha.
A moradora informou que notou a presença dos dois gaviões nos fundos de sua residência, ao ouvi-los emitirem sons agudos aparentando abandono. Foi informado, ainda, aos militares ambientais que os filhotes foram preliminarmente colocados em uma caixa para que eles não fossem atacados por outros animais.
As aves foram recolhidas e encaminhadas para o viveiro da 1° Companhia do BPMA, em Cariacica, e posteriormente serão encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz.
A Polícia Militar Ambiental orienta aos cidadãos capixabas para que não capturem ou mantenham animais em cativeiro, e caso queiram fazer a devolução voluntária podem procurar os destacamentos de Polícia Militar Ambiental. Nesse caso, não será imputado nenhum tipo de responsabilidade penal.
O BPMA alerta que manter animais silvestres em cativeiro é crime ambiental previsto no Art. 29 da lei 9605/98, parágrafo 1º, inciso III e a pena é de seis meses a um ano, além de multa. Para o combate e prevenção aos crimes ambientais, o BPMA pede que a população ligue sempre para os números 181 (disque denúncia) ou 190 (Polícia Militar). A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tel.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 /