A Polícia Militar garantirá a segurança dos frequentadores da maior festa religiosa do Espírito Santo: a Festa da Penha. Durante toda a programação, que vai até a próxima segunda-feira (16), policiais militares estarão presentes nas imediações da festa, acompanhando a circulação dos fiéis que participam das missas, shows populares e as tradicionais romarias. Policiais a pé, em viaturas, motos, a cavalo e até patrulhamento aéreo estão sendo empregados na região.
Como a festa atrai milhares de fiéis todos os dias, é importante que a população fique atenta a algumas dicas que podem prevenir possíveis transtornos. A comandante do 4º Batalhão, tenente coronel Sônia do Carmo Grobério, informa que o reforço policial está garantido, mas ressalta que pequenas atitudes podem colaborar com o trabalho policial.
“Sabemos que os fiéis não causam tumulto, mas para evitar que alguns frequentadores mal intencionados acabem com a festa de pessoas de bem, preparamos algumas dicas que podem evitar ocorrências policiais”, ressaltou.
De acordo com a tenente coronel, carregar objetos de valor e altas quantias em dinheiro chamam a atenção de pessoas má intencionadas. O ideal é levar somente o necessário, como um documento de identificação e evitar ostentar objetos de valor como tablets, notebooks e telefones celulares.
É importante também ter cuidado ao parar o veículo. Ao estacionar, verifique se a rua é iluminada e não deixe objetos expostos no interior do veículo.
Para os responsáveis que pretendem levar crianças à festa, uma dica especial é a utilização de cartão com informações pessoais contendo o nome dos responsáveis, endereço e telefone de contato. Dessa forma, caso a criança se perca, sua localização ficará mais fácil.
"Ingerir bastante líquido, dar preferência a roupas leves e não frequentar a festa em jejum previnem problemas de saúde e, desta forma, os fiéis poderão prestigiar a festa com mais tranquilidade", garante a tenente coronel.
Fiscalização
A Polícia Militar também vai intensificar a fiscalização de veículos e condutores irregulares durante a Festa da Penha. Os participantes da Romaria dos Motociclistas, marcada para o dia 15 de abril, devem ficar atentos aos equipamentos de segurança como o uso do capacete e sapatos adequados, além de conferir se a documentação do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão em dia.
Romarias
Militares
13 de abril, saída da Prainha às 14h
Pessoas com deficiência
14 de abril, saída da Catedral de Vitória às 8h
Homens
14 de abril, saída da Catedral de Vitória às 19h
Colatina
15 de abril, saída do Portão do Convento às 8h
Marítima
15 de abril, Saída da Ilha das Caieiras às 9h
Motociclistas
15 de abril, saída Praça Costa Pereira às 10h
Mulheres
15 de abril, saída do Santuário de Vila Velha às 14h30
Ciclistas
16 de abril, saída de Cobilândia às 8h30
Missas
Dia 14 de abril
Missa da Diocese de São Mateus no Campinho, às 8h
Dia 15 de abril
Missa da Diocese de Colatina no Campinho, às 9h
Missa da Romaria das Mulheres no Campinho, às16h
Dia 16 de abril
Missa da CRB e Seminário Nossa Senhora da Penha no Campinho, às 7h
Missa das Pastorais Sociais no Campinho, às 9h
Missa de encerramento na Prainha, às 16h
Show de Encerramento
Dia 16 de abril
Pe. Juarez Castro
Festa popular
13 de abril – sexta
19h30 – Forró Comichão
21h – Macucos
22h – Casaca
15 de abril – domingo
21h – Paralamas
16 de abril – segunda
18h – Padre Juarez
21h – Higino e Gabriel
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br