02/06/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h38

Equoterapia é implementada no 2º BPM em Nova Venécia

A Equoterapia, método que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico, foi implementado no 2º Batalhão da Polícia Militar, em parceria com a prefeitura municipal de Nova Venécia, no Norte do Estado.

O projeto tem como objetivo principal auxiliar famílias que possuem filhos com necessidades especiais, oferecendo atendimento especializado na área de fisioterapia, todas às sextas-feiras, no 2º BPM.

As sessões de equoterapia duram aproximadamente 40 minutos, e auxiliam no tratamento de crianças e adultos com paralisia cerebral, síndromes genéticas, esclerose múltipla, autismo, distúrbio do déficit de atenção e outras doenças.

Atualmente o projeto atende a 12 crianças, com idades entre dois e 12 anos, e um adulto. A terapia é aplicada por uma equipe de fisioterapeutas e conta com dois cavalos, que foram disponibilizados pela prefeitura de Nova Venécia. Os animais utilizados são dóceis e tranquilos, o que garante maior segurança, tanto para os pacientes, quanto para a equipe de trabalho.

O programa social de equoterapia no 2º BPM atende às famílias dos municípios de Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Jaguaré e Boa Esperança.

Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais. Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.

Na PMES o serviço também é prestado pelo Regimento de Polícia Montada no município de Serra, na Grande Vitória, e atende atualmente 60 pessoas.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva