Nesta quinta-feira (16), 22 crianças do projeto “Lutando em Favor da Vida”, que pertence à Equipe de Karatê da Polícia Militar do Espírito Santo, visitaram o Regimento de Polícia Montada (RPMont), na Serra.
Elas foram recebidas pela equipe de Equoterapia e o Grupo Tático Montado (GTAM) para um dia de Cavalaria, mostrando que disciplina e esporte podem contribuir para a consolidação de valores para a comunidade.
O Projeto “Lutando em Favor da Vida” é uma iniciativa que tem um ano de existência, sob supervisão do soldado Adriano Paes. O projeto atende crianças e jovens, já obtendo bons resultados em duas etapas do campeonato estadual.
O encontro foi agendado com a equipe de Equoterapia, que recepcionou os visitantes e mostrou a rotina do quartel e as atividades que são realizadas no dia a dia da Unidade, através de palestras com o soldado Dietrich, da equipe da Equoterapia, apresentação do GTAM sob supervisão do tenente Monteiro, visita às instalações físicas e um passeio à cavalo.
Os integrantes do grupo visitante também realizaram uma apresentação para os policiais mostrando os ensinamentos aprendidos. Segundo o soldado Sandro Braga, integrante da Equipe de Karatê, as crianças gostaram muito do contato com os policiais e os cavalos e já aguardam a oportunidade de uma nova visita.
O comandante do RPMont, tenente coronel Carlos Henrique destaca a importância da interação polícia-comunidade ao proporcionar a abertura da unidade para os visitantes. “Receber um grupo de crianças e mostrar nosso cotidiano contribui para a cidadania e aproxima as pessoas das ações da polícia, fortalecendo os laços com a comunidade”.
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial dos praticantes.
O objetivo principal da equoterapia é proporcionar o desenvolvimento das potencialidades, respeitando as limitações, visando à auto aceitação, integração social, além de possibilitar o exercício da cidadania. Nela, o cavalo é o elemento que incentiva o praticante, oferecendo-lhe ganhos físicos e psicológicos.
As visitas ao RPMont podem ser agendas previamente pelo telefone 8886-5981 e são programadas pela equipe de Equoterapia de acordo com o grupo participante da visita.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3224-5613 / 9961-0211 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br