Governo do Estado do Espírito Santo
26/08/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h18

Equipe do NOTAer auxilia resgate em São Mateus

A equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), de serviço no Harpia 05, realizou o resgate de uma vítima de enfarto, que se encontrava a bordo de uma barcaça afastada cerca de 4,5 km da costa, em São Mateus, no inicio da tarde desta terça-feira (27).

Cristovão de Oliveira, de 60 anos, que é oficial supervisor de Máquinas Mercantes, estava a bordo da barcaça Norsul Abrolhos quando, por volta das 11 horas teve um princípio de enfarto. A Capitania dos Portos foi acionada pela embarcação e, diante das peculiaridades do fato, acionou o NOTAer para efetuar o resgate da vítima.

A equipe de serviço do NOTAer, composta pelo capitão Kunsch e capitão Pablo e dois tripulantes operacionais, sargento Erick e IP Carlos Eduardo, seguiu para o local a bordo do Harpia 05 a fim de localizar a embarcação e fazer o resgate.

Após cerca de 50 minutos de voo, a barcaça Norsul Abrolhos foi localizada, e a vítima foi resgatada com emprego da técnica do guincho elétrico.

Cristovão de Oliveira foi retirado da embarcação com segurança e transportado de imediato para o aeroporto de São Mateus, onde uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros (CBMES) aguardava para levá-lo ao Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares, na cidade, para o atendimento médico especializado.

Segundo o comandante da operação, capitão Kunsch, "diante das circunstâncias envolvendo a ocorrência, como localização da embarcação, distância da costa e velocidade de deslocamento da barcaça, a intervenção e o apoio do Harpia foram fundamentais para garantir que a vítima recebesse um atendimento médico adequado o mais rápido possível”.

"Ainda que ele estivesse consciente no momento da chegada do NOTAer, suas condições inspiravam cuidado e requeriam celeridade no socorro”, disse o oficialEle garante que "toda a coordenação de esforços entre Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, tripulantes da embarcação e equipe do Harpia foi o diferencial para uma resposta rápida e precisa".

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard