O Projeto Polícia Militar Saudável (PRO-PM’s), realizado pelo 6º Batalhão e que completou um ano em 2011, receberá a visita do diretor do Hospital da Polícia Militar, coronel Jorgean Gonçalves, nesta terça-feira (19).
O diretor conhecerá o programa de atividades físicas do projeto, que é realizado no Parque da Cidade, localizado na Serra. Após a visita ao local das atividades, o coronel fará uma palestra na sede do batalhão, às 10 horas.
A Diretoria de Saúde quer conhecer a iniciativa e estudar a aplicabilidade dentro do projeto de expansão dos serviços de saúde prestados aos policiais militares. A palestra tratará sobre os serviços de saúde dentro da reestruturação dessa diretoria.
“A iniciativa do comando do 6º Batalhão é importante porque visa a valorização do servidor, por meio do cuidado com a sua saúde. Essa ação coincide com a concepção da administração da Diretoria de Saúde quanto à prevenção das patologias de maior risco na profissão policial militar. Ao aplicar essas medidas a todo o efetivo da PMES, refletirá na melhoria da atividade fim da polícia”, disse o major Souza Reis, diretor adjunto da Diretoria de Saúde.
Projeto Polícia Militar Saudável
O PRO-PMs busca mudar os hábitos de vida do militar, promover a saúde e prevenir doenças ligadas à síndrome metabólica, como obesidade, hipertensão e diabetes.
Em março de 2010, o programa sistematizado de treinamento físico foi implantado no 6º Batalhão, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos policiais militares envolvidos. Após um ano, a média alcançada foi de 11 quilos a menos por cada participante, uma vitória para os policiais militares que participaram do projeto.
O projeto é desenvolvido no Parque da Cidade, com o apoio da Prefeitura Municipal da Serra, que disponibiliza instrutores de educação física, nutricionista e atendimento médico. Os treinamentos são desenvolvidos nas manhãs de terça e quinta-feira, com duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Durante esse período são trabalhadas qualidades físicas como: aeróbia, anaeróbia, força, equilíbrio e flexibilidade.
Para participar do PRO-PMs, o militar do 6º Batalhão deve procurar a P/3 e falar com o responsável. A partir daí, são feitas as avaliações para se adaptar a um programa de atividade física específica.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3636-8717 / 9709-9153 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br