Em virtude do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio, alunos que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar colocarão em prática a 4ª lição da cartilha do Proerd, que fala sobre os males do cigarro. Com objetivo de incentivar os fumantes a largarem o vício será realizada uma ação nesta quarta-feira (29), no Terminal do Ibes, em Vila Velha, onde serão entregues folhetos informativos sobre os prejuízos causados pelo cigarro e será lançado um desafio aos fumantes.
Aproximadamente 30 alunos que cursam o 7º ano do ensino fundamental em escolas do município de Vila Velha participarão da ação com entrega de folhetos informativos. Na ocasião será lançado um desafio aos fumantes: fazer com que tentem ficar pelo menos um dia sem fumar, para ter disposição de largar o vício.
O instrutor do Proerd, cabo Ronaldo Duarte, levará um grupo de alunos ao Terminal do Ibes, em Vila Velha, às 13h30. A ação que é realizada desde 2010 em terminais rodoviários da Grande Vitória.
“O Dia Mundial sem Tabaco é uma data muito importante e significativa para os instrutores do Proerd. Convidaremos as pessoas a deixarem de fumar ao menos um dia e mostraremos a elas a evolução do corpo ao largar o fumo e a certeza de uma vida mais saudável sem o cigarro”, enfatiza o cabo Duarte.
Conheça os riscos do cigarro
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde, o cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, responsáveis por enfisema pulmonar e câncer em diversas partes do corpo. O cigarro também causa trombose, entupimento das artérias, levando até a amputação de membros.
“Conhecer os riscos do cigarro é o primeiro passo para largar o vício. As crianças usarão essa informação para encorajar o fumante a para de fumar e entender que o corpo pode reagir imediatamente quando se larga o fumo”, diz Duarte.
Veja o processo de recuperação de quem larga o cigarro, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde:
Em 8 horas: o excesso de monóxido de carbono sai do seu corpo;
Em 5 dias: a maior parte da nicotina sai do seu corpo;
Em 1 semana: seus sentidos de paladar e de olfato melhoram;
Em 12 semanas: seus pulmões recuperam a capacidade de se limparem;
Em 3 meses: seu pulmão começa a melhorar;
Em 12 meses: seu risco de doença cardíaca reduz pela metade;
Em 1 ano: um fumante de um maço de cigarro por dia poupa mais de R$ 4 mil.
O Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é desenvolvido pela Polícia Militar capixaba há doze anos. O programa é voltado para alunos do ensino fundamental do 5º ano, com idades entre 9 e 12 anos e do 7° ano, com idades entre 12 e 16 anos. Crianças e adolescentes participam de aulas educacionais lúdicas e técnicas, ministradas nas escolas por instrutores militares, a fim de que aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência.
Serviço:
Ação - Dia Mundial Sem Tabaco
Data: quarta-feira (29)
Horário: a partir das 13h30
Local: Terminal do Ibes, Vila Velha.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Dalila Travaglia / Christiano Mattos
Tels.(27) 9607-2978 / 8802-3326 / 3636-1573
E-mail: comunica