14/08/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h45

Curso para instrutor do Proerd começa nesta segunda-feira (15)

Os 36 alunos do curso de instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) participam da aula inaugural que acontece nesta segunda-feira (15), na Faesa I, em Vitória, das 7 às 18 horas.

O curso, oferecido para soldados, cabos e sargentos, será realizado em período integral até o dia 26 de agosto.

Os militares pertencem aos batalhões da Grande Vitória e irão atuar como instrutores de alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental para atender os 20 aglomerados urbanos da Região Metropolitana da Grande Vitória indicado pelo Estado Presente.

Ao todo, 65 instrutores militares já atuam no Estado. Até o final desse ano, serão formados 108 novos instrutores para atender à demanda em todo o Espírito Santo.

O Proerd faz parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, iniciativa do Governo do Estado que visa levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade.

“A expectativa dessa capacitação é possibilitar a interação da Polícia Militar com a comunidade escolar e bairros envolvidos, reestruturar a polícia de aproximação (Polícia Interativa) e colaborar junto com outros órgãos do programa do Governo na prevenção e redução dos indicadores criminais e diminuição dos fatores de vulnerabilidade social”, informou o coordenador estadual da Polícia interativa e do Proerd, coronel Jailson Miranda.

Proerd

No primeiro semestre de 2011, o Proerd atendeu a 14.453 crianças e adolescentes de 224 escolas, em 34 municípios. Esse número representa 76% do total de alunos que participaram das aulas do programa em todo o ano de 2010. A meta para 2011 é chegar a 35 mil alunos.
Desde que o programa começou, em 2001, 143.796 crianças e adolescentes foram atendidos.

Além do curso oferecido para crianças e adolescentes, o programa disponibiliza palestras para familiares, escolas e comunidades em geral com o objetivo de reforçar os fatores de proteção e prevenção. Este ano já foram realizadas 64 palestras para 10.380 pessoas. A meta é atingir 35 mil.

As comunidades e escolas públicas e particulares que quiserem participar do programa podem entrar em contato com a Unidade da Polícia Militar mais próxima, mandar um e-mail para proerd@pm.es.gov.br ou ligar para (27) 3224-5684.

Estado Presente

O Programa Estado Presente é a ação do Governo do Espírito Santo para a prevenção e redução da criminalidade, principalmente homicídios, e diminuição dos fatores de vulnerabilidade social presentes em 30 aglomerados de bairros em todo o Estado. Juntas, estas áreas representam 50% dos crimes letais intencionais registrados pelos órgãos de segurança pública em 2010.

Os 30 aglomerados foram identificados a partir do cruzamento de dados de Vulnerabilidade Social e de informações de crimes letais intencionais, registrados nos últimos anos no Espírito Santo.

O Programa Estado Presente já foi lançado em nas regiões da Grande Terra Vermelha, Vila Velha; de Nova Bethânia, Viana; Nova Rosa da Penha, Cariacica; Santo André, em Vitória; e Feu Rosa, na Serra. Para que as ações tenham sucesso, o Programa Estado Presente conta com estratégia integrada entre iniciativas das secretarias estaduais e a atuação das prefeituras dos locais mapeados.

Ao mesmo tempo, para reduzir a vulnerabilidade social, atuam as secretarias de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, de Esportes e Lazer, de Educação, de Saúde, de Cultura, de Desenvolvimento, da Ciência e Tecnologia, de Governo, Superintendência de Comunicação e Defensoria Pública.

Muitos destas ações contam com a participação das prefeituras, que possuem ferramentas de inserção e atuação nestas comunidades. Também são parceiros importantes as entidades do Sistema “S” (Sesi, Senai, Senac), entidades do terceiro setor e sociedade civil organizada.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva