Governo do Estado do Espírito Santo
16/06/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h40

Concerto Sinfônico da Banda Júnior lota Teatro do Sesi

Com um repertório de músicas populares e clássicas, os integrantes da Banda Júnior da Polícia Militar do Espírito Santo realizaram um Concerto Sinfônico, que lotou o Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, Vitória, na noite desta quinta-feira (16).

Durante o evento, realizado em comemoração ao 12º aniversário do Projeto Cultural Banda Júnior, foram homenageadas as personalidades que fizeram e fazem parte da história da Banda Júnior. Entre os homenageados estão o capitão Heitor Cirino, Coordenados do Projeto, e Maria Helena Pagotto, da Arcelor Mittal, que é parceira do projeto.

Todo o concerto foi acompanhado pelos pais das crianças e adolescentes que participam do projeto.

O evento teve início com a apresentação da Banda Júnior 2, composta por alunos que estão no primeiro ciclo de aprendizagem. Eles tocaram a música “Eu sei que vou te amar”. A seguinte apresentação foi do Quarteto de Flauta, que tocou “Carinhoso”, do cantor Pixinguinha.

O Quarteto de Saxofone e o de Clarinetas também abrilhantaram a noite. A última a se apresentar foi a Banda Júnior 1, formada por alunos que estão na fase final do curso. Eles tocaram temas de super heróis.

Os resultados sócios culturais do projeto também foram apresentados ao público durante o concerto. De acordo com os coordenadores do projeto, 69% das crianças e adolescentes integrantes da Banda Júnior melhoraram na escola e 98% melhoraram seu comportamento após o ingresso na atividade musical.

Depoimentos dos pais dos alunos reforçaram o efeito positivo do projeto e muitos afirmaram que seus filhos ficaram mais responsáveis e já pensam no futuro profissional.

Banda Júnior

Em 1999, a Banda de Música da Polícia Militar acreditou na capacidade de transformação do indivíduo pela música e criou uma Banda Mirim. A capacitação dos alunos, que ingressam entre 11 e 14 anos de idade e podem participar da iniciativa até os 18 anos, é desenvolvida ao longo de três anos. Além das aulas técnicas, os alunos participam de ações e palestras que abordam temas como saúde, drogas, estudo e cidadania.

O projeto que atende atualmente cerca de 250 alunos da rede pública de ensino da Grande Vitória tem uma história de sucesso. Além de ganhar o prêmio Inoves em 2009, entre seus ex-alunos estão jovens que ingressaram na Corporação e outros que conseguiram bolsa para estudar música no exterior.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3224-5613 / 9961-0211 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard