A Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Missões Especiais (BME) conta com novos integrantes que irão reforçar as ações da tropa em operações de busca, captura e salvamento e em ocorrências para localização de entorpecentes. Trata-se de cinco casais da raça Pastor Alemão que foram adquiridos pela Polícia Militar. Eles vieram de Goiás e chegaram à unidade há uma semana onde já recebem cuidados e treinamento policial.
De acordo com o comandante da Companhia, capitão Carlos Magno de Oliveira Silva, a escolha da raça não foi por acaso. “As características genéticas e comportamentais dessa raça atendem por completo as nossas necessidades. São cães que possuem coragem e uma boa saúde. A habilidade deles pode ser desenvolvida para todas as especialidades do canil como o atendimento de ocorrências de busca e captura de criminosos, busca de pessoas perdidas em área de difícil acesso e faro de entorpecentes”, disse o comandante.
Os cães têm idades entre 18 e 24 meses e estão sendo avaliados pelos militares da unidade por meio de brincadeiras. Eles são submetidos a diversas situações para verificar estímulos sonoros, visuais, físicos e psicológicos e avaliar a reação de cada um em locais de mata, curso d’água, trânsito e ruídos como o da arma de fogo. “Dessa forma podemos avaliar as reações do cão e medir a coragem, o espírito de luta de cada animal, para adaptarmos essas qualidades ao trabalho policial. O treinamento é feito com muita brincadeira. O que motiva o cão é a recompensa após um trabalho realizado”, explica o capitão.
Reprodução
Os casais da raça Pastor Alemão irão renovar o plantel da Companhia de Operações com Cães. “Passaremos a renovar o canil com uma raça atestada por pedigree, que têm excelência genética. Eles serão reprodutores da mesma linhagem. Com isso, poderemos aumentar a nossa capacidade de atendimento de forma independente. Teremos autonomia para reproduzir sem depender de doações”, disse o comandante.
Os cães passarão por treinamentos durante 90 dias, e a previsão é que estejam aptos ao trabalho policial em março de 2013.
Estrutura
Com a nova aquisição, a Companhia de Operações com Cães do BME passa de 20 para 30 cães. A unidade conta com animais das raças Labrador, Rottweiler, Pastor Belga de Malinois e Pastor Alemão, que atuam em diversas atividades como detecção de entorpecentes, busca e salvamento de pessoas e localização de cadáveres, detecção de explosivos e controle de grandes tumultos.
Os cães recebem treinamento periódico, tudo realizado com muita brincadeira. As atividades visam também a regularidade do condicionamento físico dos animais que praticam caminhadas, corridas e natação. Os cães também recebem alimentação balanceada e acompanhamento de veterinários.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com