O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar registrou 1.920 acidentes com vítima envolvendo motocicletas no período de janeiro a junho deste ano. Estes acidentes superam as estatísticas do BPTran com relação aos demais veículos. Dos acidentes registrados este ano, 61% foram com motos.
De acordo com o subcomandante do Batalhão major Geovanio Silva Ribeiro, as principais causas de acidentes envolvendo motociclistas são a imprudência, desconhecimento dos conceitos de direção defensiva e a imperícia.
“Mesmo com o aumento da frota de motos, identificamos que os acidentes acontecem devido a manobras perigosas, os chamados ‘corredores’ e a tentativa de ganhar tempo desrespeitando a velocidade e a sinalização da via, principalmente os semáforos. É preciso que os condutores dirijam de forma defensiva para prevenir acidentes”, alerta o major.
Para isso, é preciso que os motociclistas fiquem atentos a algumas recomendações, como o uso adequado dos equipamentos de segurança. Utilizar o capacete com viseira, fixando-o devidamente na cabeça e a adaptação de antena na motocicleta - para impedir ferimentos causados por linhas de pipa com cerol - são algumas dicas imprescindíveis para prevenir ferimentos graves e até mortes.
Além disso, é importante que o condutor use luvas, jaquetas, de preferência de cor clara que facilite a visualização ou colete reflexivo, calçado fechado e calça de tecido resistente para proteger melhor o corpo.
Outras orientações são referentes aos cuidados com o veículo e não esquecer a manutenção periódica. Os pneus devem estar sempre em bom estado de conservação, bem como o sistema de iluminação e freios, além do funcionamento das setas.
“Já identificamos muitos motociclistas sem a carteira de habilitação. A exposição do condutor em uma moto é muito grande e a atenção deve ser redobrada. Recomendamos que o piloto da moto esteja com a documentação em dia, jamais use bebida alcoólica, respeite os limites de velocidade e a sinalização da via, e mantenha distância de segurança dos veículos que trafegam à sua frente, ao lado e na retaguarda”, orienta o major.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessores de imprensa: Sandra Dalton/Érico Miranda
Tels.: (27) 9901-9862 / 9700-7962 / 3636-8715
E-mail: comunicapmes@g