22/09/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h27

BPTran aborda 786 motociclistas em dois dias de fiscalização

O Batalhão de Polícia de Trânsito abordou 786 motociclistas e aplicou 145 multas em dois dias de fiscalizações, realizadas na Grande Vitória. A operação faz parte das atividades voltadas para a Semana Nacional de Trânsito, que começou na terça-feira (20) e termina no domingo (25).

As fiscalizações foram realizadas das 7 às 13 horas, na terça (20) e quinta-feira (22), em locais distintos de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica. As equipes do Batalhão também removeram 35 veículos com irregularidades, recolheram oito Carteiras de Habilitação (CNH) e 18 Certificados de Registro e Licenciamento (CRLV). Um motociclista, suspeito de estar com uma CNH falsa, foi detido e encaminhado para o DPJ de Vitória.

O objetivo da ação do Batalhão foi verificar as condições de segurança do veículo e o uso correto dos equipamentos de proteção utilizados pelos condutores. Conforme dados do BPTran, nos casos de acidentes com vítimas, as motocicletas são responsáveis por 59,67% das ocorrências desse tipo.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito estão sendo desenvolvidas em parceria com as prefeituras e demais órgãos que compõem o sistema estadual e nacional de trânsito. O tema deste ano é “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”.

Nesta sexta-feira (23), a partir das 20 horas, na Avenida Dante Micheline, será realizada uma fiscalização de trânsito em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, Câmara dos Dirigentes Lojistas Jovem e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES). Na ocasião, haverá a apresentação de um simulador de acidentes e um convencedor, que são equipamentos que mostram a importância da utilização do cinto de segurança no momento do impacto em um acidente.

A iniciativa é para chamar a atenção da sociedade capixaba, em especial dos jovens condutores, sobre a importância de adotar uma postura responsável no trânsito, especialmente no que se refere ao risco da direção aliada ao consumo de bebidas alcoólicas, o respeito ao limite de velocidade e à legislação de trânsito.

No domingo (25), aproveitando o fechamento da Avenida Dante Micheline, será realizado um passeio ciclístico, com o tema ‘Pedalar para Respirar’, com largada às 9 horas no primeiro píer da Praia de Camburi (Iemanjá) até a entrada da Avenida Adalberto Simão Nader, retorno pela Avenida Dante Micheline com chegada nas proximidades do Hotel Sol da Praia, em Jardim da Penha. Às 10 horas será realizada a largada da ‘Caminhada pela Paz no Trânsito’, também no primeiro píer da praia e o percurso será o mesmo.

Durante esta semana, estão expostos veículos avariados com banners e frases reais e impactantes, e fotos de condutores envolvidos em acidentes graves nos postos de trânsito na Avenida Carlos Lindenberg, na Barra do Jucu, e em Manguinhos.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva