Governo do Estado do Espírito Santo
09/08/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h33

BPMA realiza operação em São Mateus e Montanha


O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou operações nos municípios de São Mateus e Montanha, sendo apreendido um total de 42 aves da fauna silvestre brasileira sem o devido registro junto ao órgão ambiental. Três homens foram detidos e encaminhados para as Delegacias de Polícia (DP) das respectivas cidades, onde se encontram à disposição da justiça.

Após denúncias, militares da 3° Companhia do BPMA apreenderam 23 canários da terra, 15 coleiros, dois caboclinhos, um melro, um gaturamo, 27 gaiolas, nove ninheiras utilizadas no transporte das aves, cinco alçapões e um viveiro. As aves e os materiais foram encontrados com três homens, nos municípios de São Mateus e Montanha.

Os animais silvestres foram encaminhados à floresta nacional do Rio Preto, na Unidade de Conservação (Reserva) mantida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, para triagem, recuperação e posterior retorno à natureza.

A Polícia Ambiental reforça que manter pássaros em cativeiro sem a devida licença ambiental é crime e a pena é de detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 500,00 por animal. No caso de espécie em extinção, o valor pode chegar a R$ 5.000,00 por animal.

Para o combate e prevenção aos crimes ambientais, o BPMA pede que a população ligue para os números 181 (Disque Denúncia) ou 190 (Polícia Militar). A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social da PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues.
Telefones: (27) 3636-8715.
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Telefones: (27) 9

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard