Governo do Estado do Espírito Santo
14/05/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h21

BPMA intensifica policiamento em águas litorâneas e na orla

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) fez um patrulhamento com a utilização da embarcação SEAP 12 na região litorânea de Vitória e Serra, no último sábado (12). O objetivo era fiscalizar e recolher redes armadas de forma irregular, bem como fiscalizar a pesca predatória da lagosta, camarão e robalo que se encontram no período de defeso, além de averiguar embarcações clandestinas de outros Estados que pescam de forma irregular no Espírito Santo. No domingo (13), a fiscalização foi realizada em Vila Velha a fim de averiguar o comércio de lagosta, camarão e robalo na região da Praia da Costa, quando foram apreendidos 17 quilos de lagosta.

Nas fiscalizações, a 22 km da linha da costa até o mar aberto, foram abordadas dez embarcações pesqueiras que estavam exercendo suas atividades de forma regular e apenas uma embarcação estava com rede de espera a bordo, contudo, com documentação regular no perímetro autorizado pela Secretaria de Pesca.

Segundo o capitão Marcelo Mattos, comandante da 1ª Companhia do BPMA; “as fiscalizações por terra e por água continuarão mesmo após o período de defeso, a fim de evitar atividades clandestinas de embarcações que não possuem autorização ou executam atividades fora da área pesqueira autorizada pela Secretaria de Pesca”.

O material apreendido foi doado a entidades filantrópicas cadastradas no BPMA.

ALERTA

O BPMA alerta que o período de defeso é caracterizado pela proibição do transporte, estocagem, comercialização, beneficiamento e industrialização dos animais, que estão em período de reprodução. O crime pode gerar pena de 1 a 3 anos de detenção, e o consumidor tem um papel importantíssimo na conservação do crustáceo não devendo comprar lagostas abaixo do tamanho mínimo (13 cm de cauda para a “lagosta vermelha” e 11 cm de cauda para a lagosta-cabo-verde), bem como deve exigir sempre do comerciante o comprovante de que apresentou declaração de estoque junto ao Ibama.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard