Na última sexta-feira (17), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) flagrou uma extração de rochas no município de Castelo, Sul do Estado. O flagrante aconteceu durante operação conjunta envolvendo o BPMA e agentes do Instituto Estadual de Meio Ambiente(Iema), no Distrito de Araçui. Quatro pessoas foram detidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia da cidade, onde se encontram à disposição da Justiça.
Do local os acusados extraíam paralelepípedos em quatro frentes de lavra de forma ilegal. Na primeira lavra foi constatado que a área já tinha sido embargada pelo Iema no último dia 29 de julho por não possuir licença ambiental para a atividade, mas mesmo assim duas pessoas descumpriam o embargo e interdição da área e continuava a extrair as rochas.
Nas outras três áreas de extração foram flagradas duas pessoas extraindo o material sem a licença ambiental do órgão fiscalizador. A Polícia Militar Ambiental alerta a população que a extração de minerais sem autorização do poder público constitui dois crimes ambientais cujas penas variam de seis meses a cinco anos de detenção, além de multa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel.: 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tel.: (27)9901-9862/ 9700- 7962/ 3636-1573
E-mail:comunicapmes@gm