O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em conjunto com os militares do Grupo de Apoio Operacional do 9° Batalhão, flagrou uma rinha de galos no Bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Estado. Treze pessoas foram presas e três adolescentes, apreendidos. Os suspeitos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Judiciaria (DPJ) do município, onde se encontram à disposição da Justiça.
Foram apreendidos 23 galo, encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens, localizado em Barra do Riacho, Aracruz, onde terão tratamentos e reabilitação ministrados por profissionais das áreas de biologia e medicina veterinária.
O BPMA informa que promover e participar de rinha de galos ou de qualquer outro animal é atividade criminosa, conforme estabelece o art. 32 da lei 9.605/98, Lei de Crimes Ambientais, com pena de detenção de três meses a um ano e, multa. Já na esfera administrativa, os infratores estão sujeitos a multas de R$ 500,00 a R$ 3.000,00 por animal apreendido.
Para o combate e prevenção aos crimes ambientais, o BPMA pede que a população ligue para os números 181 (Disque Denúncia) ou 190 (Polícia Militar). A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Paulo Henrique da Vitória
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7