Policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) estiveram nos municípios de Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy na ultima sexta-feira (21), realziando fiscalizações sobre possíveis danos ambientais. Os materiais apreendidos e os responsáveis foram encaminhados para o Departamento de Policia local.
Em Itapemirim foram flagrados dois lava-jatos funcionando sem licença para a atividade. Um deles, inclusive, já havia sido interditado pela Secretaria de Meio Ambiente do município, mas continuava com as atividades. Vários equipamentos como aspiradores, compressores e bombas foram apreendidos e a atividade foi paralisada.
Na localidade de Morobá, em Marataízes, um homem desmatou uma área de vegetação nativa, em Área de Preservação Permanente, onde danificou uma área de 600 m², sem a devida autorização. Próximo dali, em Presidente Kennedy, militares também constataram uma casa em construção irregular.
E por fim, em Presidente Kennedy, foi constatada uma queimada que atingiu uma área de aproximadamente 50.000 m² de restinga, bioma protegido por lei em razão da sua importância para o meio ambiente. No momento da fiscalização não foi possível identificar o autor do crime.
Para o combate e prevenção aos crimes ambientais, o BPMA pede que a população ligue sempre para os números 181 (disque denúncia) ou 190 (Polícia Militar). A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.
Se preferir, a população do sul do Estado pode denunciar, ainda, pelo telefone (28) 3553-1398 ou pelo correio eletrônico cmt4cia.bpma@pm.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social da PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues.
Telefones: (27) 3636-8715.
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br