Governo do Estado do Espírito Santo
08/08/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h33

BPMA apreende 13 pássaros nativos em Guaçuí


O Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA) prendeu, nesta quarta-feira (08), na zona rural do município de Guaçuí, dois homens acusados de crime ambiental. Com eles foram apreendidos 13 pássaros nativos, gaiolas e alçapões. Os acusados foram encaminhados para Delegacia de Polícia (DP) de Guaçuí, onde se encontram à disposição da Justiça.

Após receberem denúncia anônima da existência de inúmeros pássaros silvestres em cativeiro na região do Córrego Santa Catarina, zona rural do município, militares do BPMA foram imediatamente averiguar a denúncia.

No local, foram apreendidos dois tico-ticos, dois canários-da-terra, quatro coleiros, duas cigarrinhas, um catatau, um trinca-ferro, um melro, 11 gaiolas e três alçapões. Alguns pássaros haviam sido capturados recentemente.

Os animais foram devidamente alimentados e higienizados na sede do 2° Pelotão do BPMA em Guaçuí e, em seguida, levados para o escritório do Ibama em Cachoeiro de Itapemirim.

A Polícia Ambiental reforça que manter pássaros em cativeiro sem a devida licença ambiental é crime e a pena é de detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 500,00 por animal, sendo que, no caso de espécie em extinção, o valor pode chegar a R$ 5.000,00 por animal.

Para o combate e prevenção aos crimes ambientais, o BPMA pede que a população ligue sempre para os números 181 (Disque Denúncia) ou 190 (Polícia Militar). A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social da PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues.
Telefones: (27) 3636-8715.
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tels.: (27) 9901-

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard