Na tarde desta terça-feira (13) foi realizado no auditório do CPOM o encerramento do IV Curso de Negociação de Crises com Reféns Localizados, curso este coordenado pelo Batalhão de Missões Especiais (BME).
A solenidade contou com a presença do Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMES, coronel Dejanir Brás Pereira da Silva, o Comandante do BME, tenente-coronel Alexandre Ofranti Ramalho, o Comandante da Rotam, tenente-coronel Alessandro Juffo Rodrigues e o Delegado da Polícia Federal, Marcos Paulo Pugnal, dentre outras autoridades militares e civis.
O curso de Negociação de Crises com Reféns Localizados cotou a presença de militares da Polícia do Espírito Santo e de outros Estados da Federação. Além de militares, o curso também teve a participação de um Escrivão da Polícia Federal. Após o término do curso, os três primeiros colocados foram o tenente Breno Otávio Pinheiro Chagas Sales da PMMG (1º Colocado), Escrivão da Polícia Federal Ralph Abranches Alcântara (2º Colocado) e o soldado Leandro Peixoto Saibert da PMES (3º Colocado).
Os participantes passaram por aulas práticas que simularam diferentes ocorrências envolvendo reféns e/ou suicidas e precisaram utilizar não só as técnicas aprendidas para solucioná-las, mas também o controle emocional que a situação exige.
O objetivo principal do curso foi capacitar esses militares para atuar como negociadores em ocorrências de crise. O curso totalizou 220 horas aula divididas em quatro semanas de curso. Foram ministradas 15 disciplinas teóricas e atividades práticas, onde os alunos puderam simular o atendimento a ocorrências com reféns.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Paulo Henrique da Vitória
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com