31/01/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h49

Batalhão de Trânsito consulta dados de condutores pelo smatphone a partir desta quarta (1º)

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) começou a usar nesta quarta-feira (1º) os 100 aparelhos celulares do tipo smartphones para acessar, em tempo real, informações referentes aos condutores dos veículos. Os policiais podem verificar de imediato, junto ao banco de dados do Detran, se o condutor está com a CNH suspensa ou cassada.

O batalhão recebeu os aparelhos do Governo do Espírito Santo, dentro do Programa Estadual de Segurança no Trânsito “Juntos Pela Vida”, no dia 28 de dezembro do ano passado. Desde então, os policiais da unidade estavam utilizando os smartphones para acessar os sistemas de veículos e identificar se há qualquer irregularidade, como licenciamento vencido, restrição de furto/roubo e indicação de clonagem.

Segundo o capitão Anderson Scotá, comandante do Grupo de Apoio Operacional (GAO) do BPTran, no ano passado, 71 motoristas foram flagrados pelo batalhão dirigindo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Os dados são de blitz realizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória.

“Com essa nova consulta pelos celulares, os motoristas devem ficar mais atentos porque se forem flagrados dirigindo com a CNH suspensa, serão multados e passarão pelo processo de cassação da carteira pelo Detran, ficando dois anos sem dirigir. Depois terão que voltar para a auto escola e fazer todo o processo de obtenção de carteira novamente”, explicou o capitão.

Em 2011, o Detran emitiu 28.432 notificações de suspensão de CNHs, das quais, passados os prazos para recursos, foram bloqueadas no sistema 12.896.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento